Dois algarvios atingem top-10 no Campeonato do Mundo de Ironman

Prova teve quatro representantes algarvios

Fernando Damas e Carlos Cabrita, dois dos quatro atletas algarvios que participaram no Campeonato do Mundo de Ironman70.3, que decorreu, este fim-de-semana, em Nice, França, terminaram a prova entre os dez primeiros classificados.

Fernando Damas, de Vila do Bispo, e Carlos Cabrita, de Loulé, terminaram em 6º e 10º lugar, respetivamente, entre os 73 triatletas do seu escalão.

«Atendendo a que a natação foi sem fato, superei-me. Tive um ciclismo bastante bom, onde recuperei mais de 30 lugares, e uma corrida bastante sofrida devido à falta de treino», considerou Fernando Damas.

Já Carlos Cabrita diz que teve uma «natação bem conseguida mas, no segmento de ciclismo, senti problemas digestivos o que me deitou um pouco abaixo. A corrida foi positiva, recuperei lugares e, nos últimos dois quilómetros, quebrei e perdi quatro lugares. Por isso, estou um pouco descontente, mas sobretudo motivado para a próxima».

Nuno Neves, outro dos atletas em prova, terminou em 61º do seu escalão, entre 544 finalistas. «Tive sensações excelentes desde início, mas depois tive uma natação menos bem conseguida. O segmento de ciclismo foi mais estável, sem riscos, num percurso bastante técnico. Na corrida, que prometia ser para 1h18/19 à meia maratona, tive uma dor na virilha aos 6 km que acabou por afetar a minha prestação. Perdi certamente mais de 40 lugares só no segmento de corrida».

Por fim, Liliana Veríssimo terminou em 56º, em 247 atletas do seu escalão, com «uma natação abaixo das expetativas, um segmento de ciclismo dentro do planeado e uma corrida que me supreendeu pela positiva, tendo recuperado bastantes lugares. É sempre um privilégio estar perante este nível de atletas», considerou.

Comentários

pub