ICIA “vai à bola com Teixeira Gomes” em Portimão

Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA) vai fazer a festa do 159º aniversário de Manuel Teixeira Gomes

O Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA) “vai à bola com Teixeira Gomes”, para assinalar o 159º aniversário do nascimento do escritor e antigo Presidente da República natural de Portimão, no dia 27, às 19h00, em Portimão.

A tertúlia volante “O ICIA vai à bola com Teixeira Gomes” vai decorrer na esplanada do Cloque ao Mar, entre o Mirante e a Praia do Vau, tendo como pano de fundo a “paisagem grega” descrita por Manuel Teixeira Gomes nas suas obras.

Este ano, o mote para as comemorações daquele que seria o 159º aniversário do ilustre portimonense é “Teixeira Gomes e o desporto”.

Segundo João Ventura, presidente da direção do ICIA, o nome atribuído à tertúlia da próxima semana está ligado à «locuçāo verbal utilizada na linguagem popular, cujo significado é simpatizar com alguém».

«No uso que o ICIA lhe dá neste evento, além de significar simpatia para com Manuel Teixeira Gomes, remete, também, para a temática futebolística desta singular proposta ao pôr-do-sol, com a impressionante paisagem descrita em “Agosto Azul” e em vários trechos de “Regressos” como fundo», descreve o ICIA.

Fazendo jus ao tema das comemorações deste ano, no cartaz do evento, Manuel Teixeira Gomes aparece vestido «com a camisola alvinegra do Portimonense, clube da sua cidade, com o qual, a par de Os Belenenenses, o Presidente ia à bola».

«Esta festa de anos de Teixeira Gomes constitui o contributo do ICIA para o programa da Cidade Europeia de Desporto em Portimão e contará com a participação de um combo de jazz composto por alunos do Curso Profissional de Instrumentistas de Jazz da Escola da Bemposta e com uma performance do ator portimonense João Bota», segundo João Ventura.

Neste evento, pretende-se demonstrar «o grande entusiasmo que Teixeira Gomes tinha pela educação física e pelo desporto em geral, como se encontra comprovado pelas inúmeras presenças enquanto Presidente da República em cerimónias desportivas, patrocínios a clubes, jantares comemorativos, inaugurações, assistindo a desafios de futebol, entregando taças, saudando atletas olímpicos, aplaudindo nadadores, velejadores, ciclistas, corredores e jogadores da bola», acrescentou Carlos Osório, vice-presidente do ICIA.

Comentários

pub