Valores ambientais e culturais da Ria Formosa celebrados durante uma semana

Há atividades nos cinco concelhos banhados pela Ria Formosa

A Semana da Ria Formosa vai promover os valores ambientais e culturais associados a esta zona lagunar, em Loulé, Faro, Olhão Tavira e Vila Real de Santo António, entre 1 e 7 de Abril.

Este é uma iniciativa dirigida à comunidade escolar dos cinco concelhos abrangidos pelo Parque Natural da Ria Formosa (PNRF), «que pretende difundir informações e estimular o conhecimento e práticas que possam incrementar a consciencialização e o reconhecimento da importância desta zona», segundo a Câmara de Olhão, concelho onde está sediado o PNRF.

Promovida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a Semana da Ria Formosa junta cerca de 30 entidades diferentes, «unidas numa lógica de parceria e cooperação».

Ao longo de uma semana serão promovidas dezenas de atividades, desde saídas para observação de aves até visitas às estações experimentais do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, passando por iniciativas ligadas aos cavalos-marinhos.

O programa completo da 4ª edição da Semana da Ria Formosa pode ser descarregado aqui (formato PDF).

A Ria Formosa é uma região de sapal, que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18 mil e 400 hectares ao longo de 60 quilómetros, desde o rio Ancão até à praia da Manta Rota.

É uma área protegida pelo estatuto de Parque Natural desde 1987. Anteriormente, a Ria Formosa tinha estatuto de Reserva Natural, instituído em 1978.

A sede do Parque Natural da Ria Formosa situa-se no Centro de Educação Ambiental de Marim, na freguesia de Quelfes, concelho de Olhão.

Comentários

pub