Portimão volta a dedicar o mês de Março aos jovens

Desporto, cultura, educação e voluntariado fazem parte do programa

Março volta a ser dedicado à juventude, em Portimão. Na sexta-feira arranca a 21ª edição do Março Jovem, com um programa cheio de iniciativas nas áreas do desporto, dança, educação, música, teatro, entre outras.

A festa de abertura deste evento está marcada para sexta-feira, dia 1, às 16h30, na Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes.

No ano em que Portimão é Cidade Europeia do Desporto para 2019, o programa prevê muita oferta desportiva gratuita.

Destaque para a festa solidária marcada para sábado, com uma mega aula de zumba no Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, «com os bens recolhidos a reverter a favor das vítimas dos incêndios de Monchique», segundo a Câmara de Portimão.

Nos dias 7, 8 e 9 decorre na Praia da Rocha o Encontro Nacional de Centros de Formação Desportiva de Surf e de 29 a 31 de Março o pavilhão gimnodesportivo recebe a terceira edição do Algarve – Portimão Box Cup 2019.

Mas os jovens portimonenses podem, igualmente, contar com outro tipo de oferta, nomeadamente aulas de yoga adaptado, workshops de mindfulness e bem-estar, torneios de futsal, basquetebol, ténis de mesa e xadrez, provas de triatlo e de duatlo, oficinas de trabalho e aulas de abertas de capoeira, vela, windsurf, wrestling e BMX Race.

«Durante o Março Jovem é ainda possível praticar diversas modalidades de forma gratuita no Clube Naval D. João II de Alvor, no Cross Arade, no Villa Prana Guesthouse & Therapies, nos complexos desportivos de Alvor e Mexilhoeira Grande e na Piscina Municipal de Portimão», segundo a Câmara.

Na área da música e entretenimento, a autarquia destaca concurso de bandas “Battle of the Bands Marginália 2019”, que terá lugar no Bar Marginália, em Portimão. As eliminatórias estão marcadas para os dias 8, 15 e 22 e a final será no dia 29, sempre com início às 22h00.

Também se prestará tributos às bandas de originais System of a Down e Linkin Park no “Rockfest”, marcado para o dia 23 de Março, no Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha. Do programa também faz parte o espetáculo especial “(H)odisseia” com o grupo de comediantes portimonenses Giletes D’Aço, no dia 30, no auditório do Museu de Portimão.

A vertente da educação e formação também se mantém presente nesta 21ª edição do Março Jovem de Portimão.
Neste campo, a autarquia salienta a realização de nova edição da Start Work – Mostra de Educação, Formação Profissional, Empreendedorismo e Emprego, que decorrerá de 21 a 23 de março no Portimão Arena.

Também será promovido o II Ciclo de Workshops de Fotografia e Design da Escola Profissional Gil Eanes de Portimão que decorrerá nos dias 11 e 12 de Março e para o programa de “Open Days” do ISMAT – Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, com workshops e seminários diversos, aulas abertas e outras atividades.

No último dia do mês, os Urban Sketchers Algarve voltam a marcar encontro em Portimão.

O Março Jovem 2019 também apela ao espírito social e à sensibilização. No dia 6, os mais jovens são desafiados a colaborar na confeção de cabazes de alimentos para oferta às instituições de solidariedade social, numa organização do Banco Alimentar Contra a Fome do Algarve.

Já no dia 15, os ainda jovens, mas que já sejam maiores de idade são convidados a participar na sessão de colheita de sangue que terá lugar no pavilhão gimnodesportivo, numa organização da Associação de Dadores de Sangue do Barlavento do Algarve.

Nos dias 14 e 15 decorrem rastreios de despiste do vírus VIH/SIDA, Hepatite B e C e Sífilis, a cargo do MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da Sida e no dia 21 de Março têm lugar ações de sensibilização sobre a “Violência no Namoro” e sobre os direitos da juventude portuguesa, organizadas pela Direção Regional do Algarve do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude.

Março será, igualmente, exposições para visitar na Casa Manuel Teixeira Gomes, no Museu de Portimão, no Centro Comercial Continente Portimão e na Escola Profissional Gil Eanes de Portimão, da autoria de jovens artistas e de alunos das escolas do município.

O Março Jovem é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Portimão, que movimenta milhares de jovens e conta com o empenho de cerca de meia centena de entidades, entre escolas, clubes, associações e empresas.

Comentários

pub