Projetos sociais inovadores voltam a poder candidatar-se a apoios

Sessão servirá, ainda, para apresentar os diferentes projetos já apoiados pelo programa do Governo de apoio à inovação social

Foto: Fabiana Saboya|Sul Informação

O segundo concurso de apoio a projetos sociais inovadores na região algarvia vai ser lançado numa sessão que vai decorrer no dia 26 de Fevereiro, às 14h30, no Conservatório de Música de Loulé.

Na iniciativa, organizada em parceria pela Estrutura de Missão do programa Portugal Inovação Social e pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, também será feita uma apresentação da segunda chamada do programa “Parcerias para o Impacto”, que disponibilizará 2,5 milhões de euros para novos projetos que respondam, de forma inovadora, aos problemas e desafios sociais do Algarve.

Por outro lado, serão apresentados os projetos que já mereceram o apoio deste programa lançado em 2018 pelo Governo.

Um café móvel que se desloca ao interior da serra algarvia para combater o isolamento e a solidão da população sénior e potenciais demências daí resultantes, uma aplicação que promove a participação cívica dos alunos de Lagoa ou a capacitação de jovens NEET através das práticas artísticas e artes circenses são algumas das intervenções selecionadas no âmbito do primeiro concurso Parcerias para o Impacto nesta região.

Encerrado em Outubro de 2018, o primeiro concurso destinou 1,4 milhões de euros de investimento público a nove projetos a desenvolver em vários pontos do Algarve.

A sessão contará ainda com as intervenções do Presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, do Presidente da CCDR Algarve, Francisco Serra, e do Presidente da Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, que encerrará a sessão.

“Parcerias para o Impacto” é um instrumento de financiamento gerido pela Portugal Inovação Social que garante o financiamento até 70% do custo total de um projeto, sendo que um ou mais investidores sociais – públicos ou privados – devem suportar os restantes 30%.

Até agora, a Portugal Inovação Social apoiou 118 projetos de norte a sul do país, «correspondendo a um total de 26,5 milhões de euros em investimento público, que estão a testar, desenvolver ou expandir soluções inovadoras, complementares às tradicionais, para resolver ou mitigar problemas sociais nas áreas da educação, emprego, saúde, justiça, inclusão social ou cidadania», segundo a Portugal Inovação Social.

 

Programa

14h30 – Receção aos participantes

15h00 – Abertura
Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé
Francisco Serra, Presidente da CCDR Algarve

15h15 – Propostas inovadoras do Algarve
IluminARTE | Café Terapêutico | Prato Certo | MyPolis – Cidadania 4.0 em Lagoa | AJO – Academia para Capacitação do/a Jovem de Olhão | Incubadora de Inovação Social Loulé e Algarve | Programa abem: rede solidária do medicamento | CriAtividade ®

16h15 – Encerramento
Filipe Almeida, Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social

16h30 – Networking e mostra de projetos

Comentários

pub