Crianças algarvias vão descobrir o que a região tem de mais natural

As ações de sensibilização do projeto “Algarve Natural” vão chegar aos 16 concelhos algarvios

O projeto “Algarve Natural”, que desafia as crianças algarvias a descobrir a Via Algarviana e os valores naturais da região, vai arrancar na segunda-feira, dia 22 de Outubro, às 12h00, na escola EB1 n.º 2 de Monchique (São Roque).

Esta iniciativa prevê 16 saídas de campo, uma por cada concelho do Algarve, que incluem jogos didáticos para desvendar ao longo de um percurso pedestre pela Via Algarviana.

Estas atividades dirigem-se a alunos do 4º ano e visam sensibilizá-los «para a importância da preservação do património natural e a sua interligação com o Turismo de Natureza, através de uma visita organizada em parceria com a Associação Almargem», segundo a Região de Turismo do Algarve (RTA).

Estas « visitas educacionais a sítios de elevado valor natural e paisagístico», pretendem «despertar o interesse das crianças pelo património natural e cultural do respetivo concelho, aumentando os seus conhecimentos sobre a região de forma divertida e contribuindo para o disseminar deste conhecimento junto da restante comunidade escolar e famílias».

Na segunda-feira, será a vez dos alunos de 4º ano de Monchique se fazerem ao caminho, para participar na primeira ação de sensibilização do projeto “Algarve Natural”. Até ao dia 9 de Novembro, as crianças das escolas dos demais concelhos algarvios também terão a oportunidade de visitar a Via Algarviana.

O projeto “Algarve Natural – promoção e valorização do património natural da região do Algarve”, apoiado pelo programa CRESC Algarve 2020, «tem por objetivo central a valorização e promoção do património natural da região do Algarve, contribuindo para a afirmação do turismo de natureza e para o combate à sazonalidade, consolidando o Algarve como uma região turística de elevada notoriedade internacional», segundo a RTA.

As ações acontecem na Via Algarviana, uma Grande Rota Pedestre com uma extensão de 300 quilómetros que percorre o interior do Algarve, entre Alcoutim e o cabo de São Vicente.

Comentários

pub