PCP promove jornada de protesto na EN125 contra as portagens

O PCP vai promover, no próximo dia 18 de maio, sexta-feira, uma jornada de protesto em vários pontos da Estrada […]

O PCP vai promover, no próximo dia 18 de maio, sexta-feira, uma jornada de protesto em vários pontos da Estrada Nacional 125, pelo fim das portagens na Via do Infante.

Em nota do Secretariado da Direção da Organização Regional do Algarve (Doral) do PCP, os comunistas algarvios afirmam que «não há solução para o gravíssimo problema colocado ao povo e à região que não seja a abolição da cobrança de portagens e a devolução da Via do Infante às populações».

O PCP recorda que, «no seguimento de vários episódios registados durante o período de Páscoa com automobilistas estrangeiros junto à fronteira, várias vozes se levantaram clamando pela alteração do “modelo” de cobrança de portagens na Via do Infante no Algarve, apontando alguns como solução a isenção das viaturas com matrícula estrangeira, mantendo a cobrança aos trabalhadores e ao povo da região e do resto do país».

No entanto, na opinião dos comunistas, «qualquer medida deste género, para além de alimentar ilusões, não responde aos verdadeiros problemas causados pela introdução de portagens à população da região que é, sem dúvida, a principal vítima desta injusta medida».

A Doral considera que «quatro meses depois da introdução de portagens os resultados estão à vista: milhares de algarvios foram assaltados nos seus rendimentos agravando as já muitas dificuldades financeiras decorrentes da concretização da política de direita; os estrangulamentos e perturbações criadas à atividade económica de muitas empresas e à vida de milhares de pessoas decorrentes da utilização massiva da N125 crescem à medida que nos aproximamos do Verão; quebras na atividade e atratividade turística; desaproveitamento irracional de uma importante infraestrutura que deveria estar ao serviço das populações e que está hoje claramente sub-aproveitada».

«A vida está a confirmar que a decisão de impor portagens que uniu PS, PSD e CDS foi um crime contra os interesses das populações e da economia regional. Um crime que responsabiliza cada um desses partidos e cada um dos deputados eleitos pelo círculo regional do Algarve que votaram na Assembleia da República contra a proposta do PCP de abolição de portagens nesta via», sustentam os comunistas.

O PCP conclui que «a vida está também a confirmar, à medida que se vão conhecendo e anunciando os milhares de milhões de euros de apoios públicos à banca e aos grupos económicos, bem como, as benesses e privilégios fiscais de que goza o grande capital no nosso país, de que a única razão para a imposição de portagens foi a de saquear os bolsos de quem vive do seu trabalho, do seu salário ou pensão, para garantir a acumulação de riqueza de uns poucos».

 

 

Comentários

pub