Concurso de Fado Amador de Loulé regressa e vai passar por todo o concelho

O Concurso de Fado Amador de Loulé regressa este ano entre 23 de Setembro e 2 de Dezembro e, pela […]

Fado AmadorO Concurso de Fado Amador de Loulé regressa este ano entre 23 de Setembro e 2 de Dezembro e, pela primeira vez, vai visitar todo o concelho.

Nesta 8ª edição todas as eliminatórias vão disputar-se às sextas-feiras, às 21h30, sendo que a primeira está marcada para a Sociedade Recreativa de Vale Judeu (freguesia de S. Sebastião), no dia 23 de Setembro.

Segue-se, a 30 de Setembro, a Casa do Povo de Querença (União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim), enquanto que, no dia 14 de Outubro, tem lugar uma eliminatória no Centro Comunitário de Salir.

O Concurso de Fado Amador de Loulé vai passar ainda pelo Grupo Desportivo Ameixialense (Ameixial), dia 21 de Outubro, Casa do Povo de Alte, dia 28 de Outubro, Centro Social e Comunitário de Vale Silves (Boliqueime), dia 4 de Novembro, Salão do Centro Autárquico de Quarteira, dia 11 de Novembro, Associação Social e Cultural de Almancil, dia 18 de Novembro, e Grupo Desportivo Barreiras Brancas (S. Clemente), dia 25 de Novembro.

Um fadista convidado por cada eliminatória fechará todos os espetáculos. A Grande Final está marcada para o Cine-Teatro Louletano, no dia 2 de Dezembro, tendo como convidados os fadistas Jorge Fernando e Fábia Rebordão.

A Câmara de Loulé explica que «o Fado Amador em Loulé foi durante alguns anos um marco importante na programação cultural deste concelho. Desde a 1ª edição, realizada em 2000, foi adotado o sistema de eliminatórias pelas freguesias, tendo a final sido disputada a 16 de dezembro desse mesmo ano, no Salão de Festas de Loulé, passando a realizar-se, nos anos seguintes, sempre no Cine-Teatro Louletano».

Após alguns anos de interregno, «este evento, que além de representar uma inequívoca manifestação da nossa cultura, serviu também de trampolim para o aparecimento de alguns já prestigiados fadistas do Concelho, como Isa de Brito e César Matoso entre outros), regressa em 2016 à agenda cultural de Loulé», conclui a autarquia.

Comentários

pub