ICIA convida ao diálogo euro-mediterrânico em novo ano cheio de projetos

Um colóquio, uma conferência, um encontro nacional, uma performance poético-musical e a continuação dos projetos de investigação histórica e da […]

MediterrâneoUm colóquio, uma conferência, um encontro nacional, uma performance poético-musical e a continuação dos projetos de investigação histórica e da comunidade de leitores. Estes são os principais ingredientes do Plano de Atividades para 2016, do Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA).

O objetivo global é «prosseguir uma programação conforme à ideia de um projeto que mediatiza a comunicação no seio da comunidade, em coerência com a ideia de uma cidade (Portimão) e uma região (Algarve) entre dois mares».

João Ventura, presidente do ICIA, salienta que se trata de «continuar a atravessar o Atlântico no rasto da “vaga gente” algarvia que demandou as Américas, renovando, no âmbito da cooperação com o Centro de História da Universidade de Lisboa, o projeto de investigação em curso, doravante, denominado Travessias. E de olharmos, também, os Mediterrâneos, o místico-lírico dos poetas que o celebraram, o nostálgico de Manuel Teixeira Gomes através do seu nomadismo e crónicas de cabotagem cultural entre cidades mediterrânicas e o doloroso exposto a Sul às guerras e aos dramas da corrente migratória sem fim que elas provocam e a Norte à crise económica que aviva as tensões e desata o medo e a xenofobia, mas que, ainda, pode ser espaço de novas solidariedades».

Entre outras ações previstas, destacam-se as seguintes:

Travessias [Estudos]

ICIA Instituto de Cultura Ibero-AtlânticaEm cooperação com o Centro de História da Universidade de Lisboa, prosseguir com o projeto de investigação histórica sobre marinheiros e mercadores algarvios que demandaram as Américas nos séculos XVI e XVII.

Simultaneamente, cooperar com as revistas especializadas Anais de História de Além-Mar (Centro de Estudos de Além-Mar, Universidade Nova de Lisboa); Revista Complutense de História da América (Universidade Complutense de Madrid); Revista História para todos (Universidade de Tucumán, Argentina).

Naufrágio com espectador [Colóquio sobre o Mediterrâneo atual]

Colóquio, em data a anunciar, que reunirá personalidades de referência nacional para debater a atualidade do Mediterrâneo atual, exposto a sul às guerras e aos dramas da corrente migratória sem fim que elas provocam e, a norte, à crise económica que aviva as tensões e desata o medo e a xenofobia, mas que, também, pode ser espaço de novas solidariedades.

Os passos em volta [Comunidade de leitores]

À volta da mesa, celebraremos o aniversário de Manuel Teixeira Gomes, revisitando as cidades mediterrânicas por onde deambulou, para, como adiantou João Ventura, «guiados pelo seu nomadismo, revisitarmos como viajantes sedentários as suas paragens levantinas e saborearmos os seus sabores principais».

A Comunidade de Leitores será, ainda, um espaço de encontros com escritores, apresentações e lançamentos de livros, celebrações literárias como o Dia Mundial da Poesia, a acontecer já na próxima segunda-feira, 21 de Março, a partir das 19h00, na Taberna Porta Velha, num ambiente de tertúlia literária em que os participantes serão convidados a ler poemas de poetas do Mediterrâneo, o Dia Mundial do Livro, etc.

Encontra-se, também, agendada, para 12 de Maio, na Biblioteca Municipal de Portimão, a apresentação do recente livro do escritor João de Melo, Os Navios da Noite.

Reunião da Rede Portuguesa da Fundação Anna Lindh [Encontro nacional]

A Fundação Euro-Mediterrânica Anna Lindh (FAL) integra 42 países da região e tem como missão promover o diálogo intercultural e o conhecimento mútuo entre pessoas e sociedades das margens sul e norte do Mediterrâneo.

A Rede Portuguesa foi formada em 2005 em simultâneo com a criação da própria Fundação Anna Lindh, sendo composta, atualmente, por 40 membros das mais diversas áreas de atuação na vida cultural e social do país, entre os quais o ICIA.

Em colaboração com o Centro Nacional de Cultura, organização que coordena a Rede Portuguesa, o ICIA organizará, em Portimão, em Outubro, a reunião anual, este ano inspirada nos itinerários mediterrânicos de Manuel Teixeira Gomes, onde, entre outros temas, se discutirá formas e processos de organização interna no sentido de consolidar a noção de “rede” entre os seus membros, procurando novas formas de intervenção para disseminar os valores e objetivos FAL.

O périplo de Manuel Teixeira Gomes [Conferência]

Esta conferência, integrada na reunião da Rede Portuguesa da Fundação Anna Lindh, visa atualizar a mensagem de diálogo euro-mediterrânico que o viajante humanista Manuel Teixeira Gomes legou e que, na referida reunião, será adotado como tributo à sua memória.

O mar de Ulisses [Performance poético-musical]

Conforme expressa João Ventura, trata-se de um projeto de criação artística envolvendo artistas locais, que apresentarão um recital poético-musical, «ao encontro dos poetas do Mediterrâneo para, apesar dos tumultos que hoje agitam as suas águas, reencontrarmos nas suas margens poéticas a esperança de um mar comum».

 

Luis Sepúlveda e João de Melo são os novos sócios honorários

Luis SepulvedaNa Assembleia Geral do ICIA, realizada em 12 de Março, foram admitidos como sócios honorários, entre outros, o escritor João de Melo e o escritor chileno Luis Sepúlveda.

O grupo de sócios honorários passa assim a ser constituído por António Borges Coelho (Professor Catedrático de História da Universidade de Lisboa), António Marques de Almeida   (Professor Catedrático de História da Universidade de Lisboa), Caio Boschi  (Professor Catedrático de História da Universidade de Belo Horizonte, Brasil), Cláudio Torres (Director do Campo Arqueológico de Mértola), Lídia Jorge (Escritora), João de Melo (Escritor), Nuno Júdice (Escritor), Luis Sepúlveda (Escritor), Maria da Graça Mateus Ventura (Centro de História da Universidade de Lisboa), Martim Afonso Gracias (ex-presidente do Município de Portimão), Maria do Rosário Pimentel (Professora Associada de Estudos Portugueses da Universidade  Nova de Lisboa).

Comentários

pub