Ciência Viva de Lagos promove palestra sobre depressão na Universidade

O Centro Ciência Viva de Lagos vai colocar o tema da depressão em discussão, na Universidade do Algarve. A palestra […]

Stop Depression CCV Lagos em FaroO Centro Ciência Viva de Lagos vai colocar o tema da depressão em discussão, na Universidade do Algarve.

A palestra «Stop Depression» trará o investigador João Salgado, que coordena o projeto com o mesmo nome, ao Auditório Teresa Gamito, no Campus das Gambelas da UALg, em Faro, no dia 15 de Dezembro, às 14h30. A entrada é livre.

Esta é mais uma iniciativa realizada no âmbito do projeto Saúde a 4 Tempo, nomeadamente da temática do Outono «Desordem Afetiva Sazonal e Depressão». Com esta palestra, pretende-se dar a conhecer o projeto «Stop Depression» e divulgar a investigação e projetos que se encontram em desenvolvimento em Portugal, nesta área.

«O projeto Stop Depression assenta em três pontos essenciais: detetar mais precocemente novas situações de depressão ou de risco de suicídio, tratar as situações consoante a sua gravidade e apoiar os tratamentos com tecnologias de informação, tais como a Internet e ‘smartphones’», segundo o CCV de Lagos.

Uma vez que esta temática também se enqadra noutra iniciativa do centro lacobrigense, o projeto de Literacia da Saúde, o CCV de Lagos decidiu levar a palestra junto dos estudantes, professores e investigadores da Universidade do Algarve, bem como dos técnicos de Saúde da ARS do Algarve e do ACES Barlavento e Sotavento.

O «Stop Depression» é financiado pela European Economic Area, e que resulta de uma parceria entre o Instituto Superior da Maia (ISMAI), o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC) e Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

Comentários

pub