Incêndio em Monchique foi dominado durante a noite

O incêndio que lavrou esta quinta-feira, na freguesia de Marmelete, em Monchique, foi dado como dominado cerca das 03h20. O […]

incendio monchique_6
Foto: Nelson Inácio/Sul Informação

O incêndio que lavrou esta quinta-feira, na freguesia de Marmelete, em Monchique, foi dado como dominado cerca das 03h20. O fogo causou um ferido entre os bombeiros que o combatiam, “levou” um Land Rover dos Bombeiro de Lagoa,  ameaçou habitações e obrigou à evacuação de dez pessoas, mas acabou por ser controlado pelas mais de duas centenas de bombeiros de todas as corporações do Algarve que o enfrentaram.

Neste momento, segundo o CDOS, estão a ser levadas a cabo «operações de rescaldo, vigilância e consolidação» e continuam no local os meios que estavam no terreno quando o incêndio foi dominado, cerca de 250 operacionais e 83 viaturas.

Ontem ao início da noite, o comandante Abel Gomes revelou que um bombeiro tinha ficado ligeiramente ferido, durante a operação, num briefing aos jornalistas, em que foi acompanhado pelo presidente da Câmara de Monchique Rui André. Antes, já tinha ardido um Land Rover dos Bombeiros de Lagoa, incidente que não causou vítimas.

A descida de temperatura e o aumento da humidade deram uma ajuda,  mas o CDOS frisa que o sucesso foi possível «devido ao empenho dos homens no terreno», que, desde cerca das 12 horas de ontem, tiveram de enfrentar «uma situação muito complicada», como mostram as fotos publicadas pelo Sul Informação, e combater as chamas em três frentes «muito extensas», como descrevia ontem o presidente da Câmara de Monchique Rui André.

O fogo levou à mobilização de cinco meios aéreos, quatro aviões, dois médios e dois pesados, e um helicóptero.

 

Fotos: Nelson Inácio/Sul Informação

Comentários

pub