Turismo reina nas melhores PME de Albufeira

A cerimónia de entrega dos certificados PME Líder e PME Excelência 2014 do concelho de Albufeira, atribuídos pelo IAPMEI – […]

CMA_0185A cerimónia de entrega dos certificados PME Líder e PME Excelência 2014 do concelho de Albufeira, atribuídos pelo IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento, em parceria com o Turismo de Portugal, decorreu ontem. Grande parte da lista é da área da hotelaria e restauração.

O turismo foi é o sector que se destacou nas distinções atribuídas pelo IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento, em associação com o Turismo de Portugal e os grandes bancos do país, às empresas que mostraram melhores desempenhos durante o ano de 2014 no concelho de Albufeira.

Na cerimónia de homenagem, que decorreu ontem na cidade algarvia, foram entregues as certificações PME Líder e PME Excelência a 35 pequenas e médias empresas do concelho, sendo que, destas, mais de uma dezena foram atribuídas a empresas da área da hotelaria e restauração – o que realça a forte dependência do concelho da atividade turística, por natureza sazonal e com impacto significativo em termos de emprego.

À margem da cerimónia de entrega dos certificados, que decorreu ontem no hotel Alfagar II, em Santa Eulália, Carlos Santos e Silva, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, realçou, em declarações ao Sul Informação, a importância das distinções como «o reconhecimento da qualidade das empresas» e como elemento motivador «para serem cada vez melhores e mais competitivas».

Sobre o facto de a maioria destas empresas ter sido criada nos anos 70, 80 e 90, tendo muitas vezes já mais de duas décadas de atividade, o edil recusa uma eventual falta de renovação do tecido empresarial do concelho. «A capacidade de criação de empresas aqui é bastante razoável. Temos visto sempre empreendimentos novos e novas empresas», considera.

CMA_0382No que toca à forte sazonalidade do emprego em Albufeira e à forma como o executivo municipal está a combater a alta taxa de desemprego do concelho nos meses de Inverno, Carlos Santos e Silva sublinha que a resposta passa por mais «inovação, empreendedorismo e diferenciação» e por «motivar empresários e jovens» para a criação de projetos que, «por um lado, enriqueçam o turismo e, por outro, que diminuam a dependência do turismo».

Entre as PME Excelência de 2014 do concelho de Albufeira, contam-se as empresas Algarosa – Sociedade Gestora de Hotéis, Lda., Alísios II, Cerro da Marina – Explorações Turísticas e Hoteleiras, Cheerfulway – Exploração de Empreendimentos Turísticos, Clotilde Teodósio Unipessoal, Conforhotéis – Gestão de Hotéis, Gesminta – Gestão de Unidades Turísticas, José Lopo & Luís, Manuel & Amadeu Pereira – Explorações Hoteleiras, Octur – Organizações e Construções Turísticas do Algarve, Pão da Aldeia, SEEC – Sociedade de Exploração Hoteleira e Similares, Somanim – Sociedade de Manutenção de Imóveis e Vegabar – Investimentos Turísticos.
Entre as empresas que fogem à tónica geral de turismo e restauração estão uma PME da área da saúde, a Aqualab – Laboratório Clínico e de Saúde Pública, a Ludsil – Lavandaria ao Domicílio, e a retalhista Sodimedronheira – Supermercados, dona do Intermarché do Vale da Medronheira.

CMA_0365Com a distinção PME Líder, foram reconhecidas as empresas A. J. Cabrita – Hotelaria, Albufeira Hotel GmbH & Co. Betriebs Kg., Algarchapa – Comércio de Peças para Automóveis, Asalgarve – Agência de Viagens e de Turismo, Avetunes – Comércio de Produtos Alimentares, Carrasquinho e Filhos – Produtos Comestíveis, Falésia Hotel, S. A., Fasbar – Exploração de Bares e Restaurantes, Garrafeira Soares – Comércio de Bebidas, Harry Warner Unipessoal, Interjumbria – Empreendimentos Turísticos e Industriais, José Paulo Ribeiro, Litográfis – Artes Gráficas, PCA – Parque de Campismo de Albufeira, Previdente – Clínica Dentária Unipessoal, Previgarb – Engenharia de Segurança, Sociedade Agrícola Viveiros do Foral, Vagatur – Sociedade de Exploração Turística e Hoteleira.

A cerimónia de entrega dos certificados contou com a presença de, entre outros convidados, Miguel Cruz, presidente do IAPMEI, Jorge Abrantes, vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, Vítor Neto, vice-presidente da CIP-Confederação Empresarial de Portugal, e Desidério Silva, presidente da Entidade Regional do Turismo do Algarve.

Os estatutos PME Líder e PME Excelência são marcas registadas do IAPMEI e destinam-se a sinalizar as empresas com melhores resultados económico-financeiros e perfis de risco, possibilitando o acesso a benefícios financeiros e não-financeiros às empresas certificadas.

Comentários

pub