Vila do Bispo destaca mar, geologia, arqueologia, história, rotas e flora na BTL

Mar, geologia, arqueologia, história, rotas e flora são os destaques da participação do Município de Vila do Bispo na Bolsa […]

painelMar, geologia, arqueologia, história, rotas e flora são os destaques da participação do Município de Vila do Bispo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que começa hoje na FIL, prolongando-se até 1 de Março.

Neste âmbito, foi produzido material promocional inédito: um guia turístico, um guia de alojamento e um guia de animação turística e restauração, guias que estarão à disposição dos interessados no espaço do município.

No dia 28 de fevereiro, o município estará envolvido em vários momentos promocionais.

Assim, pelas 15h00, Alexandra Lopes, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), apresentará o “Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza de Sagres”, iniciativa dirigida a birdwatchers e a todos que gostam de atividades de natureza ligadas ao mar, campo, património, história, gastronomia, mas onde as aves são as protagonistas do evento.

Já pelas 15h30 será apresentada a palestra “Experiências em Vila do Bispo” pelos palestrantes Artur de Jesus (CM Vila do Bispo), Augusto Salgado e Jorge Russo (Centro de Investigação Naval/ Escola Naval da Marinha Portuguesa), onde serão analisados alguns casos de experiências pessoais no território do atual concelho de Vila do Bispo, desde a Antiguidade até ao tempo presente, em ambiente terrestre e aquático.

Às 16h30, Beatriz Oliveira, Ana Luís Simões e Ana Carla Cabrita apresentarão “Caminhar entre a Geologia e a Flora: dois livros, duas perspetivas, o mesmo Local – Vila do Bispo”, onde uma obra dá a conhecer aspetos importantes da geologia da Praia da Mareta (Sagres) e da Praia da Salema (Budens), quer no domínio da informação escrita, quer no incentivo da deslocação do leitor aos locais, e outra, o primeiro Guia de flora para esta zona portuguesa, pretende ser uma obra de introdução à flora do Sudoeste Português, dirigida ao público em geral, onde apresenta 200 das cerca de 1000 plantas existentes na costa sudoeste.

No decorrer deste certame, dado a sua importância para divulgar a imagem turística do território, a Câmara Municipal vai promover, também, os principais eventos agendados para o ano 2015.

A 16ª edição do Concurso de Fado do Concelho de Vila do Bispo, a realizar de 2 de maio a 6 de junho, o 4º Festival do Perceve, a levar a efeito entre 4 e 6 de setembro, e o 6º Festival de Observação de Aves de Sagres, a realizar entre 1 e 4 de outubro, serão os três grandes eventos em destaque ao longo da BTL 2015.

Vila do Bispo está integrado no stand da Região de Turismo do Algarve (localizado no Pavilhão 1).
A participação de Vila do Bispo na Bolsa de Turismo de Lisboa faz parte da «estratégia de desenvolvimento do turismo no concelho, uma vez que permite dar a conhecer o território nas várias vertentes, como é o caso das potencialidades naturais e patrimoniais, assim como, as culturais e gastronómicas, um complemento ao turismo de sol e praia e assim atrair novos investidores, turistas e agentes turísticos durante todo o ano», salienta a autarquia.

Os dois primeiros dias (25 e 26 de fevereiro) estão reservados para os profissionais do setor. No dia 27, a feira funcionará entre as 10h00 e as 23h00, sendo que o público em geral só pode entrar a partir das 18h00.

Os últimos dois dias estarão abertos a todos: no dia 28 de fevereiro entre as 12h00 e as 23h00; no dia 1 de março, entre as 12h00 e as 20h00.

Comentários

pub