Pescadores de Quarteira receberam meios de salvação

Pescadores de Quarteira receberam no passado sábado meios de segurança, para as suas embarcações, uma oferta Quarpesca. Os pescadores associados […]

Entrega de Meios Salvaguarda de Vidas no Mar em Quarteira - CMLoule - Mira_1Pescadores de Quarteira receberam no passado sábado meios de segurança, para as suas embarcações, uma oferta Quarpesca. Os pescadores associados da  Associação dos Pescadores Armadores de Quarteira receberam balsas salva-vidas e sistemas de localização no mar, para situações de emergência.

A entrega do material foi feita numa cerimónia que decorreu em Quarteira e é mais um passo dado pela Quarpesca no sentido dar melhores condições de segurança no mar aos seus associados.

«Sempre que possível, iremos envolver-nos nestas coisas, porque, infelizmente, como todos sabem – e tivemos um exemplo esta semana – cada vez os acidentes no mar vão sendo mais frequentes. Ninguém gosta que isto aconteça e o único remédio para isto é estarmos preparados. Do meu ponto de vista, nada faz mais sentido do que dotar as embarcações de apetrechos de salvação dos mais modernos possível», ilustrou o presidente da Quarpesca Hugo Martins.

Segundo este responsável, a associação «sempre zelou pela segurança dos pescadores» e já tinha, anteriormente, financiado um projeto que resultou na entrega de coletes salva-vidas aos seus associados.

Entrega de Meios Salvaguarda de Vidas no Mar em Quarteira - CMLoule - Mira_2Chegam agora as balsas, «que irão ser fundamentais em caso de um acidente no mar», um «sistema moderno de localização no mar em situações de emergência – EPIRB (Emergency position-indicating radio beacons)», atribuído aos barcos que o solicitaram.

«Quando ativado, este aparelho envia sinais intermitentes com dados que possibilitam a localização das pessoas, embarcações ou aeronaves necessitando de resgate», descreveu a Câmara de Loulé, numa nota de imprensa.

Na mesma cerimónia, Telmo Pinto, presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, agradeceu à associação o trabalho desenvolvido em prol da comunidade piscatória quarteirense e manifestou a disponibilidade em participar em todas as atividades da Quarpesca, nomeadamente na realização de um simulacro dedicado à segurança no mar.

Comentários

pub