Gonçalves e Ruben no pódio das motas na 2ª etapa do Dakar2015

Paulo Gonçalves (Honda) classificou-se em 2º lugar, e Ruben Faria (KTM) em 3º, com mais 6min13seg e 9min16seg que o […]

Paulo GonçalvesPaulo Gonçalves (Honda) classificou-se em 2º lugar, e Ruben Faria (KTM) em 3º, com mais 6min13seg e 9min16seg que o vencedor, respetivamente, na 2ª etapa do Dakar2015, que hoje decorreu entre Villa Carlos Paz e San Juan, na Argentina.

Numa etapa ganha pelo espanhol Joan Barreda Bort, houve ainda um terceiro português no top10, Hélder Rodrigues (Honda), que terminou em 7º,  com mais 11min35seg que o vencedor.

Apesar de estar ainda a recuperar de uma fratura da clavícula ocorrida no início de Novembro, o algarvio Ruben Faria conseguiu esta segunda-feira um feito, ao terminar na 3ª posição uma etapa de 625 km, que está a ser unanimemente considerada como extenuante, pelos pilotos que já a terminaram.

Ruben Faria2O motard português terminou com mais nove minutos que o vencedor, mas com uma vantagem de 4 segundos que Viladoms.

O quarto português em prova, Mário Patrão (Suzuki), terminou na 31ª posição da etapa.

Com os excelentes resultados de hoje, Gonçalves é 2º na Geral, agora comandada por Barreda, Ruben Faria é 3º, Hélder Rodrigues é 8º e Mário Patrão é 35º.

O inglês Sam Sunderland, que ontem venceu a primeira etapa, perdeu-se já no final da tirada e afastou-se da rota.

O site do Dakar2015 comentou, cerca das 17h00, que «depois de mais de duas horas tentando encontrar a rota correta, Sam Sunderland está de novo de volta ao track. Ele ainda tem de cobrir 70 km para atingir o fim» da etapa.

O inglês acabou por chegar na 66ª posição, com mais 2h26min48seg que o vencedor. Com o desaire de hoje, Sunderland caiu para a 67ª da Geral.

Nos automóveis, Nasser Al-Attiyah (Mini) foi o mais rápido a completar os 518 quilómetros de especial: chegou com 8m30s de avanço sobre o segundo classificado Giniel De Villiers (Toyota). O português Carlos Sousa (Mitsubishi) foi oitavo, a precisamente 21 minutos do piloto do Qatar.

A liderança na classificação geral dos automóveis pertence a Al-Attiyah. De Villiers é 2º, Bernhard Ten Brinke (Toyota) é 3º. Carlos Sousa subiu ao 8º posto da Geral e tem 22m04s de desvantagem relativamente ao líder.

 

 

 

Comentários

pub