PCP alerta para eventual despedimento de 100 profissionais de saúde no Algarve

O Grupo Parlamentar do PCP alertou esta segunda-feira para a forte possibilidade de 100 trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde, […]

saudeO Grupo Parlamentar do PCP alertou esta segunda-feira para a forte possibilidade de 100 trabalhadores do Serviço Nacional de Saúde, no Algarve, serem despedidos nos próximos dias, por não verem os atuais contratos renovados e quer que o Governo esclareça quais as suas intenções.

«Esta é uma situação que atinge sobretudo assistentes técnicos e assistentes operacionais que prestam serviço nos centros e extensões de saúde do Algarve. Os contratos destes profissionais de saúde, que terminam no próximo dia 31 de dezembro, ainda não foram renovados. Assim, a dez dias do final do ano, estes cerca de 100 assistentes técnicos e assistentes operacionais não têm qualquer garantia quanto à sua continuidade nos serviços», resumiram os comunistas, numa nota de imprensa.

O PCP já confrontou o Governo com esta situação, através de uma questão colocada, no parlamento, ao Ministério da Saúde.
Na exposição feita, o Grupo Parlamentar comunista questiona se o Governo confirma a intenção de não renovar estes contratos e, se sim, qual a justificação para não o fazer.

Pergunta ainda «se o Governo reconhece que o despedimento destes profissionais de saúde afetaria seriamente o funcionamento dos centros e extensões de saúde do Algarve, degradando ainda mais a qualidade dos cuidados de saúde prestados às populações» e qual a razão de estes profissionais de saúde ainda não terem sido aceites nos quadros do Ministério da Saúde, «visto que desempenham funções que correspondem a necessidades permanentes dos serviços».

Comentários

pub