Unidades hoteleiras algarvias mantêm tendência positiva em novembro

O mês de novembro voltou a ser de subida em relação ao ano anterior, nos principais indicadores, nas unidades hoteleiras […]

AHETA Conjuntura Novembro 2014O mês de novembro voltou a ser de subida em relação ao ano anterior, nos principais indicadores, nas unidades hoteleiras associadas da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

No penúltimo mês do ano de 2014, a tendência de recuperação do setor turístico manteve-se, com a taxa de ocupação global média/quarto e o volume de negócios a subirem cerca de 10 por cento, em relação ao mesmo mês de 2013, segundo dados fornecidos pela AHETA.

Em relação à taxa de ocupação, a média global fixou-se nos 36,1 por cento, um aumento de 9,2 pontos percentuais em relação a novembro do ano anterior. O volume de negócios também cresceu, em ermos homólogos, neste caso 10, 4 por cento.

Em novembro de 2014, houve um aumento substancial nos portugueses que visitaram a região (25,5 %), mas também houve um acréscimo de britânicos (7,9%).

Por zonas, a que cresceu mais, relativamente ao mês homólogo de 2013, foi a de Faro/Olhão (9,5 %), seguida de Tavira (9,2%) e Portimão/Praia da Rocha (8,4 %). A zona de Monte Gordo / VRSA foi a que registou a taxa de ocupação quarto mais elevada (63,9%). A mais baixa ocorreu em Lagos / Sagres (20,8%).

Os aldeamentos e apartamentos turísticos de 5 e 4 estrelas (8 %) e os de 3 estrelas (5,7 %) foram os que apresentaram as maiores subidas nas ocupações, quando analisada a ocupação por tipologia de alojamento. Os hotéis a aparthotéis de 3 estrelas registaram a ocupação mais alta (44,1%), enquanto os aldeamentos e apartamentos turísticos de 3 estrelas registaram a mais baixa (31,1%).

Comentários

pub