Tavira propõe passeio pela história do “Arraial Ferreira Neto”

O passeio “O Arraial Ferreira Neto”, sob a orientação do historiador Marco Lopes, está marcado para dia 18 de outubro, […]

arraial ferreira netoO passeio “O Arraial Ferreira Neto”, sob a orientação do historiador Marco Lopes, está marcado para dia 18 de outubro, pelas 10h30, dando continuação ao ciclo “Passeios na história de Tavira”.

Esta atividade tem como finalidade dar a conhecer o passado da cidade, a paisagem urbana, os monumentos e as personagens históricas, bem como sensibilizar para a necessidade de proteger e valorizar a herança patrimonial.

A pesca do atum, em Tavira, tem presença antiga e as almadravas que lançavam ferro nestas bandas eram sinónimo de negócio lucrativo para empresários e para o cofre régio.

Entre maio e setembro, de cada ano, vários pescadores e as suas respetivas famílias esperavam pela chegada do atum. Nesses meses instalavam-se nos arraiais e faziam vida em comunidade. Assim aconteceu com a Armação do Medo das Cascas e com o Arraial Ferreira Neto.

Depois da destruição das habitações e dos armazéns que ficavam na ilha, culpa de vendavais e marés inclementes, a Companhia das Pescarias do Algarve decide construir um moderno e imponente bairro piscatório, em abril de 1945. Nada falta: casas, cantina, balneários, armazéns, lavadouros, escola e igreja. Tudo na linha da arquitetura modernista e na ótica do discurso corporativista.

A inscrição no passeio é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral (número máximo de 35 participantes).

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição (disponível em www.cm-tavira.pt) e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email [email protected] ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (aberto de terça-feira a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30).

Mais informações através do número 281 320 500 (ext. 2308).

Comentários

pub