Festival de Caminhadas do Ameixial «foi um sucesso» de caminhantes e receitas

Participação de cerca de 30 crianças (idade inferior a 12 anos) demonstra a capacidade do festival integrar o público infantil

Foto: Vico Ughetto | Cooperativa QRER

Cerca de 350 pessoas de diferentes nacionalidades, totalizando mais de 900 participações nas diferentes atividades programadas, e um impacto ao redor dos 10.000 euros na economia local são alguns dos principais resultados da 11ª edição do Festival de Caminhadas do Ameixial.

De tal forma que a Cooperativa QRER salienta que esta 11ª edição do Festival «foi um sucesso».

Após as 10 edições, o festival continua a atrair visitantes à Serra do Caldeirão para usufruir do contacto com a natureza, a cultura, a gastronomia, o convívio e a simpatia das pessoas daquele território.

Este ano, houve cerca de 350 participantes individuais, provenientes dos vários concelhos algarvios, mas também de outras regiões ou países, e de diferentes nacionalidades como, por exemplo, a espanhola, italiana, holandesa, alemã ou a americana, que totalizaram mais de 900 participações nas diferentes atividades programadas.

Estas atividades incluíram caminhadas de características diversas, workshops, conversas, baile, atividades de bem-estar e de educação ambiental, tendo nesta edição sido registada bastante procura de atividades direcionadas a famílias e crianças.

Aliás, «a participação de cerca de 30 crianças (idade inferior a 12 anos) demonstra a capacidade do festival integrar o público infantil e cativá-lo para a prática de caminhadas e atividades em contacto com a natureza, explorando também as componentes cultural e científica», salienta a QRER.

 

Foto: Vico Ughetto | Cooperativa QRER

 

Por isso, a cooperativa não tem dúvidas de que «continuam a ser cumpridos com sucesso os principais objetivos estratégicos do evento: promover os recursos endógenos do território e apoiar a economia local».

Neste campo, a QRER os cerca de 10.000 euros de receitas diretas para a atividade económica da região, principalmente através do consumo de refeições e estadias em alojamentos locais.

Este valor até deverá ser mais elevado, de acordo com a Cooperativa QRER, «na medida em que apenas foi possível contabilizar os consumos que passaram pela organização, fosse em despesa própria efetuada ou na mediação de reservas de refeições».

No balanço final, a organização destaca ainda o facto de muitas das caminhadas terem esgotado pouco tempo após a abertura de inscrições, revelando a qualidade do programa e a capacidade de conquistar o interesse dos participantes, tanto das caminhadas emblemáticas de outras edições como das novidades introduzidas.

Tal como nas edições anteriores, a organização envolveu residentes e naturais do Ameixial nas atividades programadas, contribuindo para aumentar o protagonismo e autenticidade do local, tendo sido estas algumas das atividades mais elogiadas do Festival devido ao facto de possibilitar aos participantes um diálogo genuíno com verdadeiros conhecedores do território e das suas muitas histórias.

Os organizadores salientam também que o sucesso do evento se deve, em grande parte, «à generosa colaboração de outras organizações, como empresas de turismo, associações de caminhadas ou guias de turismo individuais».

 

Foto: Vico Ughetto | Cooperativa QRER

 

O Festival de Caminhadas do Ameixial agradece assim a colaboração da Zen Treck, Algarvian Roots, Morgans Nature Walks e Trekking4All, que durante três dias colocaram os seus recursos à disposição do evento.

O agradecimento da organização estende-se igualmente a outras entidades locais e regionais ou nacionais que apoiam o evento, tais como: Grupo Desportivo Ameixialense, Junta de Freguesia do Ameixial, Câmara Municipal de Loulé, Câmara Municipal de Almodôvar, Associação Geoparque Algarvensis, Agência Portuguesa do Ambiente (APA/ARH Algarve), Região de Turismo do Algarve, ANA Aeroportos, ICNF, Decathlon e Visacar.

O Festival de Caminhadas do Ameixial integra a rede Algarve Walking Season (AWS), constituída por quatro festivais regionais com o objetivo de promover o Algarve como uma região para caminhar todo o ano e regressará à Serra do Caldeirão no último fim de semana de Abril de 2025.

 

Fotos: Vico Ughetto | Cooperativa QRER

 



Comentários

pub