Quarta embarcação encalhada na Praia Grande de Ferragudo será removida no domingo

A operação terá o auxílio de um rebocador oriundo do Porto de Sines

A quarta embarcação encalhada na Praia Grande, em Ferragudo, denominada “Thor”, vai ser removida no próximo domingo, 7 de abril, dia em que a maré será mais favorável à realização da operação, anunciou a Câmara Municipal de Lagoa.

Esta será mais uma tentativa, por parte do armador, para retirar esta embarcação de maior porte. A operação terá o auxílio de um rebocador oriundo do Porto de Sines.

Ontem, dia 3, foram retiradas três das quatro embarcações que estavam encalhadas no areal da Praia Grande, numa operação conduzida pelo Município de Lagoa, que é agora a entidade com jurisdição sobre a área.

A operação contou com o apoio da Capitania do Porto de Portimão e a colaboração do proprietário de uma das embarcações, recorrendo a uma empresa privada.

Assim, foram removidos os três veleiros encalhados, dois no final do ano de 2023 e um outro que encalhou na semana passada, fruto das tempestades que se têm verificado nos últimos meses.

A Câmara de Lagoa solicitou a uma empresa privada a remoção da embarcação “Lady Stray”, de 7.90 metros, e da embarcação “Bitten”, aparentemente de origem sueca, de 9 metros, cujo proprietário não foi possível identificar.

A remoção do veleiro “RAN”, de 11 metros, foi solicitada pelo proprietário e executada na mesma operação realizada durante o dia de ontem.

Esta operação obrigou a cuidados redobrados, tendo sido executada por uma empresa especializada, coordenada pelo Município de Lagoa e acompanhada por uma equipa de mergulhadores profissionais, tendo uma Base de Assistência & Salvação Marítima junto ao Clube Naval de Portimão.

 

 

 



Comentários

pub