João Tiago Tavares inspirou-se no Bio-Ilhas para contar a história de “Pompons com pernas e crianças curiosas”

Livro foi lançado na sexta-feira, dia 12

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

João Tiago Tavares cresceu em Lisboa e passou boa parte da sua vida a pensar «que tinha de ir para a Amazónia ou para o outro lado do mundo para ver a natureza», mas acabou por descobrir que há valores naturais «fantásticos» em todos os locais, até no meio das cidades. É «o fascínio» dessa descoberta que este biólogo quer partilhar com os mais novos, no livro infantil “Pompons com pernas e crianças curiosas”, que foi lançado na sexta-feira, dia 12 de Abril.

Esta obra foi inspirada «no projeto Bio-Ilhas, nas salinas e nas aves das salinas entre Faro e Olhão, que são iguais às aves das salinas um bocadinho pelo país todo».

«Quis partilhar esse fascínio que tive em tempos, na esperança de poder deixar uma sementinha, que as crianças também apanhem esse gosto pela natureza e pelo cuidado a ter com a natureza, e que daí nasça qualquer coisa mais», revelou ao Sul Informação o autor, à entrada para a sessão de lançamento do livro, que teve lugar na Biblioteca Municipal de Olhão.

Esta primeira apresentação foi feita perante uma plateia repleta daqueles a quem o livro se dirige: os mais novos.

Três dezenas de crianças tiveram a oportunidade de ouvir, pela voz de João Tiago Tavares, a história que é contada no livro, mas também de tirar dúvidas sobre o que iam ouvindo – começando por aquilo que é um biólogo e o que é que faz.

 

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

O livro, como indica o nome, conta a história de um menino que tem um encontro imediato com “pompons com pernas”, ou seja, «com pintaínhos de borrelhos-de-coleira-interrompida, que são a espécie focada no livro».

«Eu queria deixar uma imagem que fosse esteticamente atrativa para as crianças, mas, ao mesmo tempo, também fosse a ligação para o facto de que o mundo natural à nossa volta ser realmente espetacular, apesar de nós nem sempre lhe prestarmos atenção, mesmo quando vivemos no meio dele», ilustrou.

Para já, ainda não é certo como é que o «número limitado» vai ser distribuído.

«Ainda não sabemos exatamente o que é que vamos fazer. Mas sabemos que, hoje, aqui, as crianças que vierem ver a leitura vão receber um exemplar», concluiu.

“Pompons com pernas e crianças curiosas” foi criado no âmbito do projeto Bio-Ilhas, que promoveu a nidificação de chilretas, alfaiates, borrelhos-de-coleira-interrompida e perdizes-do-mar em ilhas artificiais que foram instaladas em salinas entre Faro e Olhão.

O Bio-Ilhas contou com financiamento da Associação Viridia – Conservation in Action, que teve como parceiros o ICNF – Direção Regional da Conservação da Natureza e das Florestas do Algarve, das Águas do Algarve, da Necton – Companhia Portuguesa de Culturas Marinhas, e das Salinas do Grelha – Segredos da Ria.

 

Fotos: Hugo Rodrigues | Sul Informação

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub