Festival de Caminhadas do Ameixial começa antes de começar

A fotógrafa Ana Abrão é uma das convidadas especiais

Uma sessão especial de check in antecipado no WFA – Walking Festival Ameixial, marcada para sábado, dia 20, entre as 16h00 e as 20h00, é uma das novidades de mais uma edição deste festival de caminhadas, que vai ter lugar entre os dias 26 e 28 de Abril, na aldeia do interior de Loulé que lhe dá nome.

Nesta sessão antecipada, que acontecerá na loja da Decathlon de Faro, os participantes poderão «realizar o check in no Festival (e assim dispensar fazê-lo no Secretariado do evento), receber a pulseira de participante e materiais informativos, levantar e/ou adquirir t-shirts do evento, pagar refeições já reservadas ou mesmo inscrever-se nas atividades disponíveis», segundo a Cooperativa QRER, que promove o WFA.

«O objetivo é otimizar o processo de registo dos participantes no festival, aliviando o fluxo de acesso ao Secretariado nos horários mais críticos. Por outro lado, os membros da organização estarão presentes e disponíveis para conversar com os interessados e fornecer informações», acrescenta.

Como o Sul Informação já tinha dado conta, a edição de 2024 do Festival de Caminhadas do Ameixial contará com dezenas de caminhadas, parte delas temáticas e a pensar nas famílias, mas também workshops, atividades pedagógicas, gastronomia e até animação noturna.

No que toca à «dimensão informativa e educativa» do festival, voltarão a ser colocados no centro do debate «temas técnicos relacionados com Turismo de Natureza, Caminhadas, Património e Sustentabilidade».

«Este ano convidámos Pedro Pedrosa, CEO e fundador da A2Z Adventures, que irá conduzir o workshop “Gestão de Percursos Pedestres: a experiência da A2Z”, e abordar a evolução da implementação, monitorização e gestão responsável de redes de percursos pedestres em Portugal, com um foco particular nos projetos desenvolvidos pela A2Z e nas inovações introduzidas pelo sistema Responsible Trails».

A participação é aberta a todos interessados, mesmo que não inscritos no Festival. Neste último caso, «devem enviar e-mail para [email protected] com indicação de nome, entidade que representa (se aplicável) e contacto telefónico».

A QRER também destaca uma conversa com Ana Abrão, «fotógrafa e viajante, que nos vai apresentar o seu mais recente livro Kalasha, constituído por fotografias e histórias do povo Kalash, uma minoria animista das montanhas do Paquistão, e partilhar a sua experiência de viagens».

A parceria com o Aspirante a Geoparque Algarvensis «é este ano reforçada com a participação da sua equipa na caminhada inaugural, onde terão oportunidade de falar um pouco deste projeto e desvendar alguns dos conteúdos que irão partilhar nas caminhadas temáticas de sábado e domingo».

 

 

Os promotores do WFA destacam ainda «as várias atividades familiares, de relaxamento e animação para descontrair da atividade física das caminhadas, tais como o workshop de dança e o sempre concorrido baile da noite de sábado».

Apesar de ainda faltar uma semana e meia para o início do festival, a «adesão ao evento tem sido muito boa, tendo já esgotado algumas caminhadas. No entanto, ainda estão bastantes opções com vagas abertas».

Os interessados podem aceder ao Formulário de Inscrições no site do evento, onde também é possível encontrar outras informações detalhadas sobre o festival, bem como, opções de alojamento, refeições ou transporte.

O período de inscrições online encerra a 22 de Abril. Será sempre possível realizar inscrições nos dias do festival, «mas nesse momento os participantes terão de se sujeitar aos lugares disponíveis nas diferentes atividades».

A entrada no festival tem o valor simbólico de 10 euros, com direito à participação em todas as atividades do programa, mediante inscrição prévia em cada uma delas e de acordo com a sua lotação específica. A entrada para crianças até aos 12 anos é gratuita, mas igualmente sujeita a inscrição obrigatória por motivos de seguro e de gestão da atividade.

O WFA regressa todos os anos à serra algarvia, promovido pela QRER – Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade, numa organização conjunta com a Proactivetur, nossa empresa cooperadora, e o Projeto Estela.

Como habitualmente, conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia do Ameixial, do Clube Desportivo Ameixialense, e da Região de Turismo do Algarve, através da marca Algarve Walking Season, assim como de outros parceiros locais, nomeadamente da Decathlon, da VisaCar e da Ana Aeroportos.

 

 



Comentários

pub