Do património às histórias da aldeia, há muito por onde caminhar no festival do Ameixial

Evento terá lugar de 26 a 28 de Abril

Dezenas de caminhadas, algumas delas novas, workshops, atividades pedagógicas, gastronomia e até animação noturna fazem parte do programa do Festival de Caminhadas do Ameixial, que vai decorrer entre os dias 26 e 28 de Abril nesta freguesia serrana do concelho de Loulé.

Em 2024, o evento terá «à volta de 50 atividades, com várias caminhadas temáticas especiais, para famílias», mas irá ter uma redução das iniciativas que serão promovidas, até porque «acaba por ser um pouco exigente ter recursos humanos para gerir tudo», disse ao Sul Informação João Ministro, da ProActiveTur, que organiza este evento da Cooperativa para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade (QRER) em parceria com o Projecto Estela.

Logo no dia 26, uma sexta-feira, «haverá duas caminhadas, como é normal, uma à tarde e outra à noite».

«Este ano, vamos tentar dar um contorno diferente à caminhada noturna e torná-la mais interativa com a comunidade da aldeia. Estamos a preparar uma interações diferentes, para tornar essa caminhada um pouco mais animada, com provas de produtos locais», revelou João Ministro.

«A partir de sábado, teremos o habitual programa de caminhadas, algumas das quais são novidade. Vamos tentar introduzir algumas caminhadas novas, ligadas também a outras aldeias», além da do Ameixial, nomeadamente a aldeia dos Cavalos e Besteiros.

Para dia 27, sábado, estão agendadas vinte caminhadas. No domingo, haverá 15.

O programa completo já pode ser consultado aqui, mas as inscrições para a edição de 2024 só irão abrir na segunda-feira, dia 18 de Março, podendo ser feitas no site do festival.

 

João Ministro e Pedro Barros

 

Quem quiser ficar a pernoitar no Ameixial, volta a poder fazer glamping, que é, no fundo, uma forma de fazer campismo com conforto.

Apesar do evento decorrer entre os dias 26 e 28, «será possível fazer glamping logo a partir do feriado de 25 de Abril», ainda que não haja atividades previstas.

Em 2024, como nas anteriores edições, a temática geral do evento volta a ser a Escrita do Sudoeste, um património milenar da Serra do Caldeirão, com forte expressão no Ameixial.

Neste campo, além de continuarem a poder ser visitadas as intervenções na paisagem feitas noutras edições do evento, com a assinatura de artistas como Sara Navarro e Leonor Pego,  «as histórias ligadas à aldeia» e os saberes imateriais e tradicionais continuarão a ser associados a caminhadas e a atividades de outra natureza.

Depois temos também a Escrita do Sudoeste, com um novo trilho. Já fizemos uma parte no ano passado. É um sítio bastante diferente do habitual, que não fica muito próximo do Ameixial», segundo Pedro Barros, do Projeto Estela.

Quanto às caminhadas associadas ao património, haverá propostas «ligadas à arquitetura tradicional da Serra e à pré-história, com os monumentos megalíticos. Também iremos repetir a caminhada com o historiador Luís Palma, que vai contar histórias da aldeia», acrescentou.

«Também vamos continuar a ter iniciativas de lazer, com massagens, comida vegetariana, atividades para crianças, para famílias. Vamos continuar a ter yoga, vamos ter baile, música e atividades com convidados especiais», elencou, por seu lado, João Ministro.

Quanto a workshops, «este ano quisemos trazer um tema que nos parece que é interessante, que tem a ver com a manutenção de trilhos.Como sabem, há muitos trilhos que estão feitos, mas depois a questão da manutenção falha um bocado. Dessa forma, convidámos a Rota Vicentina, que vai fazer um pequeno workshop, no sábado, a explicar como é que eles fazem este trabalho».

Também haverá uma oficina de dança.

Como é habitual, os caminhantes podem marcar as atividades que querem, algumas das quais têm um limite de participantes. A inscrição, como tem acontecido nos últimos anos, custa 10 euros e dá acesso a todas as atividades.

Promovido pela Cooperativa QRER e organizado pela Proactivetur e pelo Projecto Estela, o Festival de Caminhadas do Ameixial (ou Walking Festival Ameixial) conta com o apoio das Câmaras de Loulé e de Almodôvar, da Região de Turismo do Algarve, da Junta de Freguesia de Ameixial e do Grupo Desportivo Ameixialense;

O Sul Informação, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e a Agência Portuguesa do Ambiente são parceiros da iniciativa.

O evento está integrado na rede de festivais Algarve Walking Season, recentemente reativada.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub