Crianças de Aljezur vão à Vilarinha conhecer a «escola de antigamente»

O pólo museológico foi inaugurado em setembro de 2017

Duas turmas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas Professora Piedade Matoso, de Aljezur, vão visitar esta quinta-feira, 18 de Abril, o Núcleo Museológico da Escola da Vilarinha, onde está recriada uma sala de aula do tempo do Estado Novo. 

Sob o mote “Uma viagem ao tempo de escola do meu bisavô”, a visita especial integra-se nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, destinando-se a sensibilizar as crianças «para a importância da preservação, salvaguarda e valorização do Património Cultural».

A iniciativa é promovida pela Câmara de Aljezur, em colaboração com a Junta de Freguesia da Bordeira, e levará os jovens alunos a participar em atividades letivas e lúdicas na antiga Escola Primária da aldeia da Vilarinha.

«A experiência terá como base a recriação de atividades que visam ilustrar e explicar aos jovens, como funcionava a escola, durante a época imediatamente anterior ao 25 de abril de 1974, para que assim possam entender as diferenças do ensino e do ambiente escolar de outrora para os dias de hoje», explica a Câmara.

Será ainda distribuído um kit básico escolar de época, composto por uma tabuada do ratinho, um lápis de carvão e um caderno diário, onde os alunos desenvolverão alguns exercícios tal como eram realizados na época.

Já no espaço de recreio, as crianças terão a oportunidade de brincar “como antigamente”. Aí serão recriadas brincadeiras como a macaca, a cabra-cega, o lencinho da botica, entre outras.

Depois irão desfrutar de um pequeno lanche oferecido pela Junta de Freguesia da Bordeira.

O pólo museológico foi inaugurado em setembro de 2017, sendo hoje «um lugar de memória e de transmissão cultural» no concelho de Aljezur.

«Esta iniciativa reveste-se de particular importância no ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de abril e tudo o que o momento representou e ainda representa para Portugal», salienta o Município.

 



Comentários

pub