Revitalgarve promove ação de divulgação de Agricultura Biológica

No dia 11 de Março, às 10h00

O Centro de Experimentação Horto – Frutícola do Patacão / Polo de Inovação de Faro, acolhe no próximo dia 11 de Março, às 10h00, uma Ação de Divulgação sobre Agricultura Biológica. 

A ação decorre no âmbito do Projeto Revitalgarve – Revitalização de zonas rurais do Algarve: resiliência e inovação na criação de sistemas alimentares territoriais, financiado ao abrigo do PRR.

A visita ao Ensaio de Favas integrado no Programa de Agricultura Biológica (AB) do Projeto do Polo de Inovação de Faro (PRR), tem como objetivos principais comparar a produção de 10 variedades de fava, nomeadamente variedades tradicionais e a sua adaptação à AB e às condições edafo-climáticas da região do Algarve, bem como monitorizar as pragas, doenças e auxiliares da cultura, neste modo de produção.

O ensaio foi instalado/semeado a 14 de Novembro do ano passado, com um delineamento experimental de blocos casualizados, com 10 tratamentos, correspondendo estes ao número de variedades utilizadas. Cada tratamento tem 3 repetições (3 linhas de ensaio, com 30 plantas cada), com um compasso de 0,80m X 0,2m (densidade de plantação de 6,25 plantas/m2).

A visita ao Ensaio de Citrinos (Laranjeira Lane Late e Tangerineira Ortanique) em Agricultura Convencional (AC)/Agricultura Biológica (AB), tem como objetivo, segundo o Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, «demonstrar a viabilidade técnica do cultivo biológico de citrinos segundo as práticas culturais autorizadas em AB (bem como monitorizar as pragas, doenças e auxiliares destas culturas), comparando-as com a AC».

Trata-se de um ensaio cujos porta-enxertos (de Citranjeira Carrizo), foram instalados/plantados a 4 de Junho de 2014, num compasso de 6m X 4m. As plantas têm rega localizada, tendo as de AB tela na linha, para controlo de infestantes.

 



Comentários

pub