Sofia Figueiredo é a premiada da 8ª edição do Prémio Carreira Alumni da UAlg

Natural de Lisboa, Sofia Figueiredo concluiu a licenciatura em Engenharia de Sistemas e Computação em 1999 na Universidade do Algarve

Sofia Figueiredo, licenciada em Engenharia de Sistemas e Computação (1999), foi distinguida com o Prémio Carreira Alumni da Universidade do Algarve (UAlg), numa cerimónia pública, que decorreu esta segunda-feira, 26 de Fevereiro, na sala de seminários da biblioteca António Rosa Mendes do Campus de Gambelas.

Foi com «grande honra» que a homenageada recebeu o Prémio Carreira Alumni, referindo durante o seu discurso de agradecimento que «esta iniciativa é de enorme importância, pois permite reconectar a comunidade alumni com Universidade».

Sofia Figueiredo salientou, ainda, que: «com esta distinção espero poder influenciar mulheres e raparigas cientistas, acreditando que este prémio é, também, sobre representatividade».

A terminar, a alumni refere que é agora «embaixadora da UAlg» e que espera «honrar essa responsabilidade».

Natural de Lisboa, Sofia Figueiredo concluiu a licenciatura em Engenharia de Sistemas e Computação em 1999 na Universidade do Algarve.

É mestre em Bioinformática pela Universidade de Lisboa e doutora em Biofísica Teórica pela Humbolt-Universität zu Berlin.

É investigadora na área de biologia computacional na indústria farmacêutica e conta com mais de 18 anos de experiência no desenvolvimento de modelos matemáticos de processos biológicos e análise de dados.

Apaixonada pela aplicação de métodos matemáticos para resolver problemas complexos em medicina ou biologia.

Mais de dez publicações científicas, com +650 citações no total (índice h 9) e mais de 30 comunicações orais, também como oradora principal (convidada) em conferências internacionais (por exemplo, FELASA) e no Parlamento Europeu.

Estabelece com sucesso colaborações internacionais na academia e na indústria. Orienta jovens cientistas. Ativa em trabalho voluntário como presidente executiva da ASPPA, e.V. (Associação Portuguesa de Investigadores na Alemanha) em 2019-2020.

Vencedora do Concurso Nature 2015, “Publishing Better Science Through Better Data”.

Tem três filhos e vive na Alemanha com a sua família.

Comentários

pub