Aljezur participa no Projeto Radar Social para ajudar famílias vulneráveis

Equipa de trabalho terá dois técnicos superiores, a trabalhar durante 27 meses

O Município de Aljezur viu aprovada a sua candidatura ao programa Radar Social, um projeto piloto que tem como finalidade detetar e dar respostas a famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social, anunciou a autarquia.

Esta medida tem como principal objetivo a implementação de «um sistema integrado de georreferenciação social de pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, incluindo as que se encontram em risco de pobreza, exclusão social ou discriminação, nas suas múltiplas dimensões».

Este é um trabalho de parceria e complementaridade com as redes locais e foi apresentado no âmbito da Componente 03 – Respostas Sociais, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Contará com equipas técnicas multidisciplinares para implementação de projetos piloto, em Portugal continental, com a duração de 27 meses, integradas nos Conselhos Locais de Ação Social (CLAS), da Rede Social, das Câmaras Municipais.

O projeto Radar Social prevê também a capacitação dos territórios na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social e integrada numa perspetiva do desenvolvimento local.

Quanto à sua operacionalização, o Projeto contempla duas fases distintas de intervenção: na primeira, terá lugar a realização do diagnóstico social, plano de desenvolvimento social e plano de ação. Na segunda fase, vai decorrer a operacionalização da georreferenciação social dos territórios e execução do plano
de ação.

Em Aljezur, será constituída uma equipa de trabalho que, em função da população abrangida no território e residente, será composta por dois técnicos superiores que desenvolverão as atividades e funções em afetação exclusiva pelo período de 27 meses.

Este projeto tem um financiamento a 100%, no valor de 116.985,08 euros, sendo destinado a encargos com pessoal, aquisição de bens e despesas gerais de funcionamento do Radar Social.

 



Comentários

pub