Cross das Amendoeiras em Flor junta 420 atletas nas Açoteias

«O dia 25 de Fevereiro vai ser o Dia do Atletismo em Portugal»

A 47ª edição do Cross Internacional das Amendoeiras em Flor disputa-se no dia 25 de Fevereiro, na pista das Açoteias, em Albufeira, e contará com mais de 420 atletas de várias categorias. 

 José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, revelou na conferência de imprensa do dia 8 de Fevereiro que «esta é a prova mais internacional do atletismo português, com quase 50 anos de história e que impacta positivamente a divulgação de Albufeira na época mais baixa de turismo».

O autarca manifestou o seu maior orgulho em fazer parte da organização de «uma das provas mais internacionais do atletismo português».

O edil fez questão de realçar «o impacto da prova na divulgação de Albufeira durante a época baixa do turismo, o que contribui para a diluição da sazonalidade no concelho».

«A pista das Açoteias, sobejamente conhecida no panorama internacional, privilegia a prática desta modalidade o que, juntamente com o investimento na construção e manutenção de equipamentos desportivos com condições para receber grandes eventos, é sem dúvida um dos motivos de atratividade para estágios e treinos de equipas internacionais ao longo de todo o ano e um dos critérios que nos dão garantias de que Albufeira venha a ser Capital Europeia do Desporto em 2026», concluiu o presidente do Município de Albufeira.

«O dia 25 de Fevereiro vai ser o Dia do Atletismo em Portugal» avançou o diretor técnico da Associação de Atletismo do Algarve.

As 106 equipas de 93 clubes, 22 países e mais de 420 atletas das várias categorias a concurso «realçam a importância do evento para a região e demonstram que a modalidade ‘está viva’ nesta parte do país».

Rui Costa referiu, igualmente, a importância «desta prova única em Portugal que faz parte do circuito World Athleltics Cross Country Gold Level, o patamar mais alto para estes atletas e a relevância deste momento desportivo para a conquista de rankings e pontuações que os qualificam para outros grandes eventos, como os Jogos Olímpicos».

Fátima Catarina, vice-presidente da Região de Turismo do Algarve, destacou no seu discurso esta «prova como um dos mecanismos que favorecem a diminuição da sazonalidade na região, uma vez que atraem turistas nacionais e internacionais para o Algarve».

«Albufeira volta a ser a capital do Cross de Portugal» foram as palavras escolhidas pelo diretor regional do Instinto Português do Desporto e da Juventude. Custódio Moreno revelou que «a mais antiga e prestigiada prova de Atletismo do nosso país é um cartão-de-visita do Algarve durante a época de baixa».

Por sua vez, Francisco Chumbinho, presidente da AAALG – Associação de Atletismo do Algarve, congratulou o Município confirmando que sem o apoio da autarquia não seria possível a organização deste tipo de eventos.

«Temos, em Albufeira, pela primeira vez, o maior número de equipas em competição superando os valores de outras provas internacionais, algo que nos enche de orgulho», rematou.

«Esta prova representa o quanto o Município de Albufeira investe no Desporto e na promoção da região», sublinhou Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo.

«É uma honra para a Federação acompanhar a resiliência, a tradição, o esforço e o trabalho contínuos que Albufeira disponibiliza, anualmente, para a realização do evento, bem como, no reconhecimento histórico desta competição que se realiza desde 1977», disse.

Cristiano Cabrita reforça que «temos conseguido trazer para Albufeira eventos desportivos de destaque, à semelhança do Cross das Amendoeiras graças à rede de infraestruturas e equipamentos que temos construído e melhorado ao longo dos anos, demonstrando a aposta do Município no turismo desportivo».

Além da 47ª edição da prova principal, no mesmo dia realiza-se a Taça dos Clubes Campeões Europeus, o Campeonato Regional de Corta- Mato e o Interassociações Jovem de Corta-Mato.

 



Comentários

pub