CCDR adjudica estudo técnico do traçado base para o metrobus

O estudo a desenvolver terá o grau de detalhe inerente à fase de programa base e terá de ser validado pelos Municípios envolvidos

Metrobus de Metz, em França, um dos exemplos dados no estudo da TIS

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve adjudicou o estudo para a proposta de traçado do metrobus entre Faro-Olhão-Aeroporto-Universidade do Algarve-Parque das Cidades-Loulé. 

Com a execução do Programa Base (um documento elaborado pelo projetista), «ficará definido o estudo do traçado, a proposta de localização das paragens, o veículo padrão estabelecido, a estimativa dos custos de construção das infraestruturas e do material circulante», diz a CCDR, em nota de imprensa.

Este é, de resto, o segundo passo metodológico até ao Programa Base.

 

 

A proposta de traçado

 

«O estudo a desenvolver terá o grau de detalhe inerente à fase de programa base e terá de ser validado pelos Municípios envolvidos», acrescenta a CCDR.

Considerado prioritário no Programa Regional Algarve 2030, o projeto previsto tem uma extensão preliminar aproximada de 38 quilómetros e servirá cerca de 150 mil residentes, unindo Olhão-Faro-Aeroporto-Universidade do Algarve (Campus de Gambelas)-Parque das Cidade-Loulé.

Segundo o traçado apresentado, o metrobus terá 24 paragens, e ligará o centro de Loulé à Estação de Olhão, com passagens na cidade de Faro, no Aeroporto, nos dois campi farenses da Universidade do Algarve e no Parque das Cidades.

Tudo isto, em linhas 100% dedicadas, com frequências de 12 em 12 minutos, à hora de ponta, e num horário alargado.

 



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