Sorteio poupa “grandes” a confronto direto nos quartos da Taça de Portugal

Sorteio realizado hoje da Cidade do Futebol

Os ‘grandes’ escaparam ao confronto direto nos quartos de final da Taça de Portugal de futebol, que acontecerá nas meias-finais se Benfica e Sporting eliminarem Vizela e União de Leiria, enquanto o FC Porto defronta o Santa Clara.

A equipa portuense, vencedora das duas últimas edições da prova, desloca-se a Ponta Delgada para defrontar um dos dois ‘sobreviventes’ da II Liga, a par da União de Leiria, que o sorteio realizado hoje da Cidade do Futebol colocou no caminho do Sporting, líder do escalão principal, igualmente em casa.

O Benfica, recordista de títulos na Taça de Portugal, com 26 troféus conquistados, também terá de se deslocar, mas a Vizela, para disputar um dos dois confrontos entre equipas do escalão principal, em conjunto com o embate entre os vizinhos Vitória de Guimarães e Gil Vicente.

Caso os três clubes mais titulados (o FC Porto ergueu o cetro 19 vezes e o Sporting 17) confirmem o favoritismo nos quartos de final, entre 06 e 08 de fevereiro, a competição oferecerá um dérbi lisboeta nas ‘meias’, enquanto o FC Porto defrontará o vencedor do duelo minhoto.

Os ‘dragões’, que se impuseram em três das últimas quatro edições da Taça de Portugal, contarão com a eficácia do avançado brasileiro Evanilson, melhor marcador da prova na época 2023/24, com seis golos marcados, em três jogos, todos vencidos com facilidade pelos portuenses.

O FC Porto bateu, sucessivamente, Vilar de Perdizes (2-0), Montalegre (4-0) e Estoril Praia (4-0), este último o único primodivisionário que encontrará até às meias-finais, em contraste com o Santa Clara, que, após o triunfo por 3-0 na estreia, sobre o Ribeirão, foi sempre obrigado a realizar ‘horas extraordinárias’.

O líder da II Liga, que apenas tinha atingido os ‘quartos’ uma vez, em 2020/21, impôs-se ao Vianense após prolongamento, por 2-0, e só ultrapassou no desempate por grandes penalidades o Elvas (4-1, após empate 1-1) e o Nacional (4-2, após nova igualdade 1-1).

O Benfica desloca-se a Vizela, para um confronto entre extremos da I Liga, na qual o campeão nacional ocupa o segundo lugar e os vizelenses o 17.º e penúltimo, mas que resultou num magro triunfo por 2-1 das ‘águias’, em setembro, na quinta jornada do campeonato.

Após os êxitos previsíveis sobre Lusitânia dos Açores (4-1) e Famalicão (2-0), o clube lisboeta, grande dominador da prova rainha do futebol português, teve mais dificuldades frente ao Sporting de Braga, finalista vencido na época passada, que derrotou por 3-2.

O Vizela, presente pela quarta vez nesta fase, apanhou um susto no encontro com o Estrela da Amadora, que superou por 2-1, após prolongamento, depois de ter vencido por 1-0 o Atlético e de vencer pela mesma margem Arouca, na ronda anterior.

O Sporting, líder da I Liga após a conclusão da primeira volta, recolhe claro favoritismo para a deslocação ao reduto do 12.º posicionado do escalão secundário, depois de ter superado o Olivais e Moscavide (3-1), o Dumiense (8-0) e o Tondela (4-0).

Pela frente terá uma formação leiriense que tem como melhor resultado a presença na final em 2002/03, perdida por 1-0 frente ao FC Porto, que reclama o melhor ataque da prova, com 23 golos marcados, graças aos triunfos sobre Pedrógão (12-0), Académico de Viseu (3-1), Malveira (5-0) e Marítimo (3-0).

Vitória de Guimarães, vencedor em 2013, e Gil Vicente chegam aos quartos de final sem terem encontrado equipas do primeiro escalão: os vimaranenses bateram Moncarapachense (3-1), Länk Vilaverdense (4-1) e Penafiel (1-0), enquanto os gilistas afastaram Belenenses (2-1), Serpa (1-0) e Amarante (3-1).

As meias-finais da Taça de Portugal de 2023/24 realizam-se entre 27 e 29 de fevereiro (primeira mão) e entre 02 e 04 de abril (segunda mão) e a final da 84.ª edição da competição está marcada para 26 de maio.

 



Comentários

pub