Portimão apoia núcleo algarvio da Alzheimer Portugal no arrendamento da nova sede

Ao abrigo de um protocolo assinado ontem

A Câmara de Portimão vai apoiar o Núcleo do Algarve da Alzheimer Portugal com 9600 euros, para comparticipar o arrendamento da nova sede da instituição, situada nesta cidade, ao abrigo de um protocolo assinado hoje, dia 17 de Janeiro.

O protocolo «permitirá o arrendamento das futuras instalações, situadas na Urbanização S. Francisco, Lote 2, fração B, r/c dto. – Loja 2 e resulta do reconhecimento autárquico pelo papel da associação em termos da promoção dos direitos e da prestação de cuidados e apoios especializados às pessoas com demência, seus familiares e cuidadores».

Na cerimónia de assinatura do protocolo, Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, realçou «o trabalho digno e reconhecidamente eficaz que tem vindo a ser feito» pela Alzheimer Portugal e que deverá agora «chegar a mais pessoas».

Já Rosário Zincke dos Reis, presidente de direção da Alzheimer Portugal, afirmou que o surgimento do núcleo algarvio da associação «constituiu a concretização de um antigo sonho do professor doutor Carlos Garcia», fundador da Alzheimer Portugal, e agradeceu todo o apoio prestado pela autarquia de Portimão, «pois os municípios estão na linha da frente no que toca à resolução dos problemas dos seus concidadãos».

O núcleo do Algarve da Associação Portuguesa de Famílias e Amigos de Doentes de Alzheimer, atualmente a funcionar nos Três Bicos, «oferece uma resposta específica para o público-alvo a que se destina, ao abrigo da legislação da Segurança Social, prestando serviços de atendimento, aconselhamento, informação, formação, apoio psicológico e social», segundo a Câmara de Portimão.

Neste local está disponível o Gabinete de Apoio na Demência de Portimão, que funciona de segunda a sexta-feira entre as 9h30 e as 12h30, mediante marcação prévia, podendo ser contactado pelo número de telemóvel 965 276 690 ou através do email [email protected].

 

 

Com a missão de reduzir o isolamento social em que muitas das pessoas com demência e os seus familiares e cuidadores se encontram, foi criado em Setembro de 2022 o projeto Café Memória, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com algum tipo de demência.

«O objetivo principal do projeto, que resultou de um protocolo estabelecido entre o Município de Portimão, a Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra, é proporcionar um ambiente acolhedor, reservado e seguro, no qual é facilitada a interação e oferecido apoio emocional e informação útil, além de ser promovida a participação informal das pessoas em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social», descreve a Câmara.

Entretanto, e a pensar nos cuidadores, está marcada para o dia 24 de Janeiro, nas atuais instalações do núcleo, o início dos encontros do Grupo Psicoeducativo para Cuidadores Informais de Pessoas com Demência, «nova atividade onde as técnicas credenciadas da Alzheimer Portugal proporcionarão aos participantes o treino de competências para lidarem com a demência, designadamente no que diz respeito às alterações psicológicas e comportamentais e à progressiva dependência da pessoa que vive com este diagnóstico».

Os programas psicoeducativos para familiares «constituem uma resposta importante a este nível, pois para além dos benefícios para os participantes, nalguns casos podem registar-se eventuais melhoras para as próprias pessoas cuidadas, em termos do alívio dos sintomas ou no atraso da institucionalização».

«Estes grupos representam um espaço privilegiado e regular para trabalhar os desafios que se colocam quando se assume o papel de cuidar, funcionando entre pares e com a facilitação de um moderador com formação específica», enquadrou a autarquia.

Durante dez semanas, as sessões realizam-se às quartas-feiras, das 15h00 às 16h30, e têm participação gratuita, mediante inscrição e entrevista prévia. Mais informações podem ser obtidas aqui.

 

 



Comentários

pub