Portimão: Café Memória passa a ser ponto de encontro mensal para pessoas com demência

A partir de 10 de Setembro

O projeto Café Memória arranca este sábado, 10 de Setembro, em Portimão, no seguimento do protocolo assinado em Maio entre o Município, a Alzheimer Portugal e a Sonae Sierra, visando a operacionalização na cidade de um espaço de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência, bem como aos seus familiares e cuidadores.

O Café Memória funcionará numa sala do Museu de Portimão, sempre no segundo sábado de cada mês, entre as 10h30 e as 12h30, com participação gratuita e sem ser necessária inscrição prévia, bastando aos interessados aparecer no local.

O projeto tem início no mês em que se assinala o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer, celebrado a 21 de setembro, e possibilitará a partilha de experiências e suporte mútuo.

Neste local, de acordo com a autarquia, será ainda proporcionado um «ambiente acolhedor, reservado e seguro, no qual é facilitada a interação e oferecido apoio emocional e informação útil, além de ser promovida a participação das pessoas em atividades lúdicas e estimulantes, com o apoio de profissionais de saúde ou de ação social, em contexto informal».

 

 

«A missão do Café Memória consiste em reduzir o isolamento social em que muitas das pessoas com demência e os seus familiares e cuidadores se encontram, contribuindo para a melhoria da sua qualidade de vida», continua a autarquia em nota.

O projeto Café Memória começou em 2013, enquanto projeto-piloto, e foi alargando o seu alcance a várias regiões do país durante a última década, no sentido de sensibilizar a comunidade para a problemática das demências e envolvê-la na prática do voluntariado, diminuindo deste modo o estigma associado a esta vertente da saúde mental.



Comentários

pub