Já começou novo ciclo do GAL Vicentina ADERE 2030

Parceria Vicentina ADERE 2030 reconhecida como Grupo de Ação Local e qualificada para 2ª fase do concurso do DLBC Rural

O Grupo de Ação Local (GAL) Vicentina ADERE 2030 já está constituído e reconhecido, anunciou a Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste.

A grande novidade deste novo ciclo para implementação da estratégia de desenvolvimento local em parceria é o facto de o território agora incluir as quatro freguesias do concelho de Lagoa.

Este GAL integra 48 entidades parceiras para implementar uma Estratégia de Desenvolvimento Local em 23 freguesias do Barlavento Algarvio, 21 rurais e duas urbanas, com uma população de 83 915 residentes, qualificando-se, assim, para a 2ª fase do concurso com uma pontuação de 4,5 pontos numa escala máxima de 5.

A parceria é constituída por 48 entidades públicas e privadas de diversos setores de atividade, designadamente dos setores Social, Agroalimentar, Floresta, Património, Ambiente, Turismo, Educação e Autarquias Locais, permitindo uma visão integrada do território de intervenção, representada pela Vicentina – Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste.

A natureza dos parceiros e vitalidade da parceria foi avaliada como «muito adequada».

As temáticas propostas para a estratégia integrada de desenvolvimento, sistemas alimentares sustentáveis, alterações climáticas, valorização da natureza e biodiversidade, qualidade de vida e inclusão, juventude e património, foram consideradas muito adequadas e a estratégia integrada e coerente com as temáticas.

O mesmo se verificou com os objetivos apresentados, considerados muito adequados e coerentes com as temáticas propostas, onde destacamos o reforço da parceria de desenvolvimento territorial, pela implementação de novas formas de cooperação, capacitação e governança em rede, entre parceiros, com maior proximidade e envolvimento da comunidade.

O Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) é uma forma de abordagem integrada para o desenvolvimento territorial que, na sua vertente rural, é apoiado pelo Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), através do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).

 



Comentários

pub