EMARP investe em Zonas de Medição e Controlo para evitar desperdício de água

Já está em curso uma empreitada

A Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão (EMARP) lançou esta semana uma empreitada para a criação de Zonas de Medição e Controlo (ZMC) para «controlar de forma ativa e precisa as perdas de água, contribuindo a curto, médio e longo prazo para a preservação ambiental e social», segundo a empresa.

Esta medida visa garantir a «gestão eficiente dos recursos hídricos para promover a sustentabilidade».

Segundo a EMARP, o município de Portimão tem «percorrido um caminho de eficiência na redução de perdas de água, registando atualmente 13,1% de perdas reais da água entrada no sistema».

«As ZMC são uma aposta fundamental para continuar uma gestão eficiente, que visa preservar um recurso natural essencial e cada vez mais escasso, em particular na região do Algarve», acrescentou.

Cada uma destas zonas «será equipada com dispositivos de medição avançados, como medidores de caudal, sensores de pressão e tecnologia de monitoramento em tempo real, estrategicamente posicionados para cobrir pontos-chave do concelho, permitindo um controlo permanente contribuindo para uma maior rapidez na deteção e resolução de variações anómalas».

«As ZMC serão integradas no já existente sistema de georreferenciamento, que possibilita uma visão espacial precisa das condições, fornecendo da forma mais aproximada possível, o local da ocorrência permitindo assim a otimização das equipas de manutenção», segundo a empresa municipal portimonense.

Os dados recolhidos nestas zonas de controlo «serão analisados regularmente por técnicos com formação especializada, de forma a identificar padrões e tendências que permitirão avaliar o desempenho do sistema, destacar melhorias e fornecer informações úteis para responder rapidamente a eventos críticos».

 

 



Comentários

pub