Agricultores do Algarve criam uma Federação para unir associações do setor

Vai ser criada a comissão instaladora desta federação

O Algarve vai ter «uma Federação representativa do setor agrícola da região», que juntará as principais associações algarvias.

O anúncio da criação desta nova estrutura foi feito por Macário Correia, à margem da conferência de imprensa promovida esta terça-feira pelos agricultores do Algarve para falar sobre os anunciados cortes na água para o setor agrícola.

No dia anterior a este encontro com os jornalistas, «parte substancial» dos agricultores algarvios e das associações que os representam estiveram reunidas em Loulé, para debater o tema da escassez de água e criar uma frente comum, para apresentar diversas reivindicações.

«Todas as associações do setor pecuário, agrícola, hortícola e citrícola estiveram aqui e decidimos que, em vez de isto ser uma coisa ocasional, motivada pela seca, vamos criar a comissão instaladora de uma federação representativa do setor agrícola do Algarve», revelou o presidente da Associação de Regantes do Sotavento.

«Nós temos três associações de regantes, uma associação representativa do setor da citricultura (AlgarOrange), a Global Avocados, dos abacates, a Madrefruta, que representa as hortícolas e os frutos vermelhos», enquadrou.

A estas associações juntam-se a Ascal – Associação de Criadores de Gado do Algarve, a AIDA – Associação Intermunicipal para o Desenvolvimento da Produção e Valorização da Alfarroba e a Frusoal, entre outras.

Macário Correia revelou ainda que, «nos próximos dias», será publicado em Diário da República «o concurso para o projeto da Barragem da Foupana».

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub