A música que «desafiou a ditadura» vai soar nas escolas de Silves

No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O autor e interprete Rui David vai levar a iniciativa “Censurados: A Música que desafiou a ditadura” às escolas de 2º e 3º ciclo e secundárias de Silves, na quinta e na sexta-feira, dias 25 e 26 de Janeiro.

Realizado no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, esta é uma iniciativa que, segundo a Câmara de Silves, «não apenas educa, mas também inspira jovens espetadores a valorizar a liberdade que muitos de nós hoje consideram garantida».

«Numa mistura de música ao vivo, discos de vinil e gira-discos, palestra e uma visão única da história recente de Portugal, este espetáculo é uma celebração da coragem daqueles que se recusaram a ser silenciados, utilizando a música como uma arma de resistência em tempos sombrios», acrescentou a Câmara de Silves.

Autor e intérprete, Rui David transporta-nos de volta aos anos da ditadura em Portugal, numa evocação dos 50 anos da Revolução dos Cravos. Este espetáculo cativante e educativo, pensado especificamente para o público escolar entre os 10 e os 16 anos, oferece uma visão poderosa e emocionante do período em que a censura governava, limitando a liberdade de expressão e a criatividade artística.

Jornalista de formação e músico por vocação, Rui David utiliza sua paixão pela música para nos contar histórias fascinantes sobre a resistência à censura durante a ditadura portuguesa. Leva-nos numa viagem pelo tempo, revelando como os cantautores usavam as suas letras e músicas para sussurrar mensagens de esperança, liberdade e resistência.

Este espetáculo é uma celebração da Música como uma poderosa ferramenta de mudança social e política. Rui David, partilha experiências e testemunhos ao longo deste espetáculo onde os estudantes serão convidados a refletir sobre o valor da liberdade de expressão e a importância de lutar pelos direitos humanos.

 

 



Comentários

pub