Vozes locais e dos utentes do projeto Gatilho cantam em Barão de S. João

No dia de Reis

A iniciativa “Vozes de Barão”, um «momento de convívio e encontro entre pessoas e artes, onde a fotografia, o canto coral, pequenas histórias, vinho quente e receitas tradicionais se cruzam», vai decorrer no dia 6 de Janeiro, entre as 15h30 e as 16h30, no Espaço ConVida de Barão de São João.

Esta é uma iniciativa realizada no âmbito do projeto de inclusão social “Gatilho”, que visa «reforçar o espírito comunitário e aumentar o reconhecimento para a arte inclusiva, através de iniciativas que envolvem de forma equitativa a comunidade local de Lagos», segundo a associação Questão Repetida, que promove este projeto PARTIS & Arts for change em parceria com a NECI – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso.

O “Vozes de Barão” contará com a participação do grupo “Gatilho”, formado por 9 utentes da NECI.

Para Elsa Mathei, da direção do projeto, o “Vozes de Barão” tem como objetivo «reforçar a visibilidade para a importância da arte inclusiva e participativa, pretendendo dar um contributo para a valorização equitativa de todas as pessoas que constituem a comunidade local de Lagos».

«Por outro lado, pretende-se proporcionar a afirmação do indivíduo, através da linguagem artística, reforçando a sua autoestima, pela sua capacidade de realização e consequente reconhecimento pelos seus pares e restante comunidade», acrescentou.

O projeto Gatilho conta com direção artística de Albina Petrolati e direção na intervenção comunitária assegurada por Nuno Murta e é desenvolvido em parceria com a Câmara Municipal de Lagos e com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e Fundação “La Caixa”.

Do programa, além da performance Gatilho e da iniciativa Cantar, com o grupo coral Coro da Gente, de Barão de São João, dirigido por André Pacheco, está prevista uma instalação sonora, por Nuno Murta, e poderão ser vistas as exposições Cianotipia, orientada por Patrícia Leal, de Artes Plásticas, orientada por Ricardo Cruzes, e de fotografia, relativas à oficina-passeio convívio de famílias Gatilho, orientada por Patrícia Leal, e ao passeio fotográfico livre por Barão de São João.

«No final convida-se o público a degustar alguns bolos tradicionais, confecionados por senhoras de Barão de S. João, acompanhados do famoso vinho quente (Glühwein)», concluiu a Questão Repetida.

 

 



Comentários

pub