Que tal um livro “algarvio” no sapatinho?

Sugestões para compras de Natal de última hora, mas cheias de sabedoria

Oferecer livros ainda continua a ser um dos melhores presentes de Natal. Um livro abre portas, escancara mundos e pode fazer viajar sem sair do sítio.

Nestes últimos dias antes do Natal, quando anda tudo doido a comprar as últimas prendas natalícias, o Sul Informação apresenta de seguida algumas sugestões de livros lançados este ano por autores algarvios – ou que por cá residem – nos mais variados géneros.

 

 

«Erros de Português nunca mais», de Analita Santos

O livro «Erros de Português Nunca Mais», de Analita Santos, que é colaboradora regular do Sul Informação enquanto cronista, já vai na segunda edição e tem vendido bem em todo o país.

Aliás, quinze dias após o seu lançamento, o livro «Erros de Português Nunca Mais» estava no top nacional de vendas de livros de não ficção da Bertrand (entre o livro de Annie Ernaux, escritora laureada com o Prémio Nobel da Literatura, e a biografia do homem mais rico do mundo).

Neste livro, a autora algarvia convida todos aqueles para quem a escrita é uma ferramenta essencial e todos os que queiram assegurar uma comunicação clara a juntarem-se ao desafio de aprender a forma correta das palavras e expressões linguísticas nas quais é mais frequente falhar, apresentando-as no contexto certo, com exemplos simples e percetíveis, para que não se voltem a repetir.

O livro, com uma capa bonita (os olhos também comem, não é?), é muito mais que um guia para acabar de vez com os deslizes gramaticais e linguísticos. Cada dúvida é ilustrada por um excerto de um autor português, o que acrescenta profundidade à obra.

O livro está à venda nas principais livrarias, físicas e online: Bertrand, Fnac, Wook. Custa 14,90 euros.

 

«Lítio», de José Carlos Barros

José Carlos Barros, escritor e poeta, nasceu em Trás-os-Montes, mas há muito anos que vive quase à beira mar, perto de Vila Real de Santo António. No final de 2021, venceu o Prémio Leya 2021 pelo seu romance “As Pessoas Invisíveis”. Editado em 2022 (e grande sucesso de vendas), «As Pessoas Invisíveis» é um livro que deve ser lido, pela qualidade da escrita e pela estranheza cativante da história.

Mas este ano José Carlos Barros já publicou um livro de poesia, «Li – Lítio», que está à venda online na editora Flan de Tal. Sendo o poeta natural de Boticas, para onde se prevê uma mina de lítio que até esteve na base da atual crise política, e sendo ele arquiteto paisagista e pessoa muito ligada à natureza, não admira que tivesse escolhido um tal título para este seu opúsculo de poesia.

Francisco José Viegas considerou-o «um belíssimo livro de poemas», acrescentando: «uma pessoa vai pelas encostas, bosques, atravessa ribeiros, tudo naquela geografia de Trás-os-Montes, e a coisa do lítio está lá, como uma lâmina».

LÍTIO, poesia, edição Flan de Tal, coleção elemeNtário, 57 p., 2023. Preço: 8 euros.

 

«BTMMTT» de João Mariano e dos Understands

Chama-se «BTMMTT» e diz que é «um livro de aventuras», tendo como autores The Understands, um grupo de BTT de Aljezur, criado pelo fotógrafo e empresário local João Mariano.

«BTMMTT» quer dizer Bicicleta Todo, Mas Mesmo Todo, o Terreno. Este é, aliás, o primeiro dos 10 Mandamentos com que o livro abre. Há outros, como «Mais vale um percebe rijo que uma mão cheia de murchos». Estão a ver o tom?

Entre Mandamentos, fotografias, legendas e pequenas histórias, este é um livro para quem gosta da Costa Vicentina e gostaria, nem que seja em sonhos, chegar a alguns dos locais fantásticos que estes betetistas descobrem.

Da autoria de João Mariano, pode ainda comprar-se o magnífico livro «Entre as Águas», numa série limitada e exclusiva de 10 exemplares, com Print 18x13cm. O livro é assinado e numerado manualmente, com chancela em relevo (selo branco). Vem numa caixa construída, de forma artesanal, a partir da reutilização de diversos tipos de madeira (proveniente de diferentes utilizações anteriores – mesas, portas, cadeiras, móveis…) e que aqui ganham uma nova linguagem e um novo significado. A parte superior da caixa tem um baixo relevo com a gravação do logo do projeto. Não há duas caixas iguais e são todas um belíssimo objeto.

Para comprar estes ou outros livros editados pela 1000olhos de João Mariano, pode contactar o email [email protected].

“Taís e Rajá – O Portal Mágico”, de Fúlvia Almeida

“Taís e Rajá – O Portal Mágico” é o primeiro livro de Fúlvia Almeida , que passa a juntar a faceta de escritora às de jornalista, artista performativa e dirigente associativa

Este livro infantil dá conta das aventuras de uma menina, Taís, e do seu gato, Rajá, que vivem em Loulé, mas são “catapultados” para a Tunísia por um salto quântico.

Ali chegados, os dois aventureiros terá de resolver mistérios e viver diversas peripécias.

«É uma história que está cheia de mistérios por descobrir, coisas estranhas que acontecem», descreve ao Sul Informação a autora, que pretende que este seja o primeiro volume de vários com a dupla Taís e Rajá.

O “Taís e Rajá – O Portal Mágico” está em pré-venda no site da Oficina da Escrita, a editora que apostou na escritora. Nesta fase, o livro custa 12,60 euros.

 

“Kalasha”, de Ana Abrão

“Kalasha” é um livro que conta histórias não só através das palavras, mas essencialmente das imagens que Ana Abrão, a sua autora, foi captando ao longo dos três meses em que viveu com esta comunidade.

São 162 fotografias, distribuídas por 144 páginas, que nos fazem viajar até ao dia a dia dos Kalasha, uma minoria politeísta que vive nas montanhas do Paquistão.

Ana Abrão já conheceu mais de 30 países, mas quando viaja tenta ir para «destinos pouco convencional», pois é lá que se sente inspirada a criar.

Aos 57 anos, a fotografa vê estas viagens como «uma espécie de celebração à liberdade» e tenta, através dos livros, mostrar às pessoas um mundo que elas, por vezes, não têm coragem de conhecer.

“Kalasha” é o segundo livro de Ana Abrão, custa 35 euros e pode ser encomendado aqui.

 

«Batalha». de Sandro William Junqueira

O ator João de Brito lançou uma ideia a Sandro Wiiliam Junqueira para escrever a «Batalha». Juntaram-se depois Sir Scratch e Jorge Ramos do Ó e nasceu um livro e um espetáculo, que se estreou em Faro, no Teatro das Figuras, em Novembro, mas depois andou por outras terras (Portel, Sines e Ponte de Sor). no âmbito do projeto “Odisseia Nacional” do Teatro Nacional Dona Maria II.

O livro «Batalha», com o texto da peça, foi editado pela E-Primatur, podendo ser comprado no seu site por 9.90 euros. 

 

 

«Três Setes», de Eduardo Jorge Duarte

O jovem autor Eduardo Jorge Duarte, natural de Monchique, mas a residir e trabalhar em Viseu, já publicou livros de poesia, de crónicas e até «Montanário», em registo diarístico.

«Três Setes», lançado no corrente mês de Dezembro, pela editora On y va, reúne contos escritos para a rubrica do autor no Jornal de Monchique, depois de revistos e aumentados. Escrevê-los permitiu-lhe sair da prisão do seu próprio eu.

Como ele próprio explica: «Saindo livremente pela porta da imaginação, foram uma possibilidade de quebrar os grilhões da realidade e não ficar fossilizado a uma única visão das coisas e do mundo.

Pode comprar-se no site da Wook ou da editora On y va.

 

«Sol e Sal», de Fátima Mártires

Distinguida com o «Prémio Literário Santos Stockler», do Município de Lagoa, numa edição em que o desafio era «Lagoa, Cidade Sustentável», a novela Sol e Sal sensibilizou o Júri «pela maneira como o tema foi desenvolvido, de forma inteligente, escorreita, com algum humor, num texto coerente e coeso».

O Júri assinalou ainda que a autora «fugiu ao facilitismo e ao lugar-comum, criticando de forma sagaz o aproveitamento político e económico dos ‘valores verdes’ e deitando por terra os mitos e as inverdades que sustentam a boa consciência da modernidade».

Pode comprar-se no site da editora On y va. 

 

«Areia», de Clara Andrade

Clara Andrade é a muito ativa bibliotecária de Lagoa, mas também pintora, com inúmeras exposições já feitas, escritora de contos e agora poeta.

A autora reúne, em «Areia», poemas que compõem um todo onde o tempo linear e circular, a realidade e o sonho, se intercetam e conjugam, como num mágico caldeirão de bruxas. Esse todo é uma leitura que faz da vida vivida: a vida nas suas múltiplas, trágicas ou grandiosas facetas, onde o tempo é a dimensão mais vincadamente sentida e afirmada.

Pode comprar-se no site da editora On y va.

 

«Sons e Memórias em Terras de Luz», de Glória Marreiros

Glória Marreiros, escritora natural de Monchique mas há muitos anos residente em Portimão, lançou, em Maio, «Sons e Memórias em Terras de Luz», uma antologia poética.

Segundo a autora do livro, «cada língua tem a sua métrica, o seu ritmo, a sua música. Assim também a língua portuguesa que, ao longo dos séculos, tem feito nascer maravilhosas obras poéticas que se acolhem a este concerto dos sons e das palavras que nos chega trazido pelos nossos maiores e que nos faz ser quem fomos, quem somos e quem viremos a ser».

«Nós, os que falamos e escrevemos em português e beijamos cada palavra, cada verso, cada poema, nós que não caímos na tentação de usar vocábulos, construções ou métricas alheias, nós queremos dar continuidade a essa longa e orgulhosa linhagem dos magníficos alfaiates da língua que nos antecederam», assegura Glória Marreiros.

O livro custa 15 euros e pode ser comprado no site da Âncora Editora.

 

«Flores Plantadas em Vasos de Solidão», de Idalina Rocheta Rodrigues

Docente licenciada em Administração Escolar, aposentada, escritora e autora de diversos livros, cujo mais recente é a novela «Flores Plantadas em Vasos de Solidão», Idalina Rodrigues centra a história nas vivências de Jaime, nascido no Brasil de pais emigrantes portugueses e a sua adaptação, em Portugal, ao contexto pobre e ao amor, situações ficcionadas conducentes à interiorização duma realidade histórica ocorrida, no nosso país.

O livro pode ser comprado no site das Edições Colibri ou da Wook.

 

 

«A Batalha de Aljezur», José Augusto Rodrigues

A quarta edição do livro «A Batalha de Aljezur», que resulta da pesquisa feita por José Augusto Rodrigues, sobre um episódio triste da II Guerra Mundial, foi lançada em Agosto, assinalando os 80 anos da data em que um avião alemão se despenhou na costa de Aljezur, após combate aéreo com aviões ingleses que defendiam um comboio de navios.

Na manhã de sexta-feira, dia 9 de Julho de 1943, uma esquadrilha de combate composta por quatro aviões Focke-Wulf 200 C-4 Condor do III/KG.40  (Kampfgeschwader 40), que havia descolado da base de Bordéus-Mérignac, pelas 3h30, atacou um comboio naval aliado – quatro cargueiros escoltados por dois destroyers – que navegava em águas territoriais portuguesas, ao largo da Costa Vicentina.

No início do ataque, dois caça-torpedeiros e um caça-bombardeiro de reconhecimento ingleses, sediados em Gibraltar, surgiram em defesa dos navios.

O combate desenrolou-se entre os cabos de Sines e São Vicente. O Beaufighter H metralhou o Focke-Wulf de Nicolaus e este despenhou-se, em chamas, na ponta da Atalaia.

Morreram todos os seus tripulantes: o comandante Nicolaus e os seus camaradas – Hans Weigert (sargento), Walter Beck (sargento), Martin Angermann (sargento), Johann Bauer (primeiro-sargento), Werner Riecke (sargento) e Ernst Friedrich Herppich (primeiro-cabo) – que estão sepultados no cemitério de Aljezur.

Esta é a quarta edição revista e aumentada do livro, que passou a incluir novos documentos e pormenores.

O livro custa 19 euros e pode ser comprado no site da Âncora Editora.

 

«Levantamento Enciclopédico das Famílias do Concelho de Vila Nova de Portimão», de Nuno Campos Inácio

Nuno Campos Inácio é um reconhecido investigador da história algarvia que se tem debruçado em especial sobre a genealogia, sendo autor de inúmeras obras, lançadas pela sua editora Arandis.

Há pouco tempo lançou o  primeiro volume do «Levantamento Enciclopédico das Famílias do Concelho de Vila Nova de Portimão», uma cronologia documental.

Este é o primeiro tomo de «uma vasta obra (composta por 5 tomos), que conta com cerca de 2.000 páginas, com documentos produzidos até à elevação de Portimão a cidade, em 11 de Dezembro de 1924»,  e que é «o resultado de uma investigação documental e genealógica a que o autor se dedica há 17 anos».

O livro custa 30 euros e pode ser comprado no site da editora Arandis.

 

«O Livro dos Regressos», de Manuel Neto dos Santos

Manuel Neto dos Santos, que publicou o primeiro livro de poesia em 1988, lançou há dias mais um livro, denominado «O Livro dos Regressos».

Trata-se de um registo lírico e filosófico sobre as «grandes verdades do sonho, da vida e da morte» e aguarda que «a poesia o leve de novo pelo mundo». Com o livro, o autor presta tributo à mãe e regressa à origem e à infância.

A obra foi prefaciada pelo escritor Luís Barriga, publicada pela Arandis Editora, apoiada pela Associação ALDEPA e pela União de Freguesias.

 

«Louletano Desportos Clube – 100 anos A Formar Gerações», de Neto Gomes

Neto Gomes, decano jornalista e comunicador algarvio, lançou recentemente o livro “Louletano Desportos Clube – 100 anos A Formar Gerações”.

A obra faz uma viagem pela vida do clube, um dos mais ecléticos do Sul do país, desde 6 de Junho de 1923, data da sua fundação, até aos nossos dias. Fotos, recortes de jornais, testemunhos de atletas, técnicos, dirigentes ou associados, estórias que se misturam com a própria história do concelho e do país, e muitas curiosidades trazidas pela mão do jornalista, comunicador e escritor Joaquim Neto Gomes.

Este livro junta-se à vasta obra já editada por este autor no âmbito da história da região, com destaque para o desporto algarvio.

 

 

 

Meridional

Não é, em rigor um livro, mas sim uma revista. No entanto, a forma como está paginada este revista de 280 páginas, em formato de livro, faz com que caiba perfeitamente nesta lista de sugestões.

O número 3 da Meridional, Revista de Estudos do Mediterrâneo, coordenada por Maria da Graça A. Mateus Ventura, conta colaboração de 20 autores de diferentes geografias de ambas as margens do Mediterrâneo: Portugal, Espanha, Marrocos e Israel, e usa três línguas – português, castelhano e francês.

De Lídia Jorge a Luís Castro Mendes, de Fernando Quiles a  José Alberto Alegria, há muitos e variados artigos para ler nesta Meridional.

A Meridional é uma revista de crónicas, ensaios sobre o Mediterrâneo, o Algarve e o Alentejo, que combina o rigor da investigação académica com a expressividade literária.

A partir do dia 21 a revista/livro estará à venda na papelaria Elifalma, em Portimão. Vendemos diretamente através do site.

Encomendas através dos e-mails: [email protected] ou [email protected], indicando NIF para emissão de recibo.

Envio por correio nacional (portes grátis) mediante pagamento prévio por transferência bancária (com envio de comprovativo) no valor de €10,00, para o NIB: 0035 0648 0005 0328 6305 1.

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!

 



Comentários

pub