Plano de cogestão do Parque Natural da Ria Formosa está em consulta pública

Até ao dia 10 de Janeiro

Foto: Hugo Rodrigues | Sul Informação

A proposta de Plano de Cogestão do Parque Natural da Ria Formosa está em consulta pública desde hoje, 12 de Dezembor, e até ao dia 10 de Janeiro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), uma das entidades que integra a comissão de cogestão desta área protegida algarvia.

A proposta de plano pode ser consultada seguindo este link, bem como no site da Câmara de Faro, que lançou o procedimento, uma vez que é a entidade que preside, neste momento, à comissão de cogestão. Os contributos devem ser enviados para o e-mail [email protected], com a indicação “Consulta Pública Cogestão PNRF” ou por via postal para Gabinete de Apoio ao Presidente, Câmara Municipal de Faro, Largo da Sé, 8004-001 Faro.

«O modelo de cogestão representa uma importante dimensão da gestão de proximidade das áreas protegidas, com expressa intervenção dos municípios e dos representantes das entidades relevantes para a promoção do desenvolvimento sustentável e da valorização dos espaços naturais classificados que integram o seu território», enquadra o IPMA.

«A Ria Formosa é a maior zona húmida do sul de Portugal e uma das áreas do país mais ricas em biodiversidade. O Parque Natural da Ria Formosa (PNRF) está situado no sotavento algarvio, assente na importante zona lagunar aí existente. O PNRF cobre uma superfície de cerca de 18.000 hectares, incluindo a área submersa abrangendo os concelhos de Faro, Loulé, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António. A Reserva Natural da Ria Formosa foi constituída em 1978, tendo sido reclassificada como Parque Natural em 1987», conclui.

 

 



Comentários

pub