Algarve vai ter “Rota Literária Saramago”

Esta rota foi concebida por Diego Mesa

A “Rota Literária Saramago no Algarve” vai ser lançada este sábado, 26 de Novembro, às 16h00, na Biblioteca Municipal Vicente Campinas, em Vila Real de Santo António. 

Esta rota foi concebida por Diego Mesa a partir do seu livro “Viagem ao Algarve”, inspirado em “Viagem a Portugal” de José Saramago e desenvolvida em colaboração com a associação 1/4 Escuro – Associação de Fotógrafos Amadores de Vila Real de Santo António, tendo por objetivo a criação de um conjunto de itinerários literários complementares aos existentes no Algarve.

O mote para a criação da “Rota Literária Saramago no Algarve” foi a vontade de refletir sobre o território a partir da seguinte premissa: se aquele foi o Algarve visto, em 1980, por José Saramago, como será o Algarve de 2022 visto por aqueles que o visitam agora?

Estas são algumas questões levantadas pelo escritor Diego Mesa, tomando como ponto de partida o último capítulo, “De Algarve e sol, pão seco e pão mole”, que ocupa 18 páginas na edição da Viagem a Portugal, do Círculo de Leitores. Fazendo de Saramago seu guia de viagem, com um novo olhar percorre os lugares mencionados e, passados cerca de 40 anos desde a 1ª edição daquela obra, apresenta-nos um Algarve a visitar ou a revisitar, que nos preenche sensorialmente nas paisagens ricas de luz e cor, na arquitetura, nos cheiros, na gastronomia e tradições. Saramago relembra-nos: “É preciso recomeçar a viagem. Sempre”.

A Associação 1/4 Escuro realizou uma recolha fotográfica dos locais visitados por Saramago, aquando da sua visita ao Algarve, em resultado da sua obra Viagem a Portugal.

A exposição “Viagem fotográfica ao Algarve” será exibida depois nos outros 12 concelhos do Algarve, abrangidos pela viagem de Saramago (Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Olhão e Portimão, Silves, Tavira e Vila do Bispo), e também pelos Ayuntamentos de Lepe e de Ayamonte, em Espanha.

«Estes projetos constituem uma oportunidade para dar a conhecer um território que inspirou vários escritores, nomeadamente os lugares, os monumentos, as paisagens, os sabores e as gentes, mas também promover o Algarve como destino de turismo literário», diz a Direção Regional de Cultura do Algarve.

 



Comentários

pub