É local e dá presente de Natal

O Sul Informação reuniu 12 sugestões

O Natal está mesmo aí à porta e a pensar em quem ainda anda à procura de presentes, o Sul Informação reuniu uma dúzia de sugestões de negócios locais.

Das cerâmicas aos artigos feitos em madeira, passando pela doçaria regional, dos livros e fotografias às conservas, conheça alguns destes projetos e opções para esta época festiva.

 

Two Dogs

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Na Two Dogs, localizada na Rua da Misericórdia, em Faro, junto ao Arco da Vila, há peças para todos os gostos, que vão desde as tábuas, às bases para copos, colheres de pau, suportes de cápsulas de café, tabuleiros ou peças simplesmente decorativas.

Tudo é feito à mão e em madeira por Bruno Martins, que descobriu a paixão por esta arte em 2014. O projeto, que esteve incubado na QRIAR – Incubadora Criativa do Algarve, lançada pela cooperativa QRER, tem loja aberta de segunda a sexta-feira, entre as 10h30 e as 17h00, e ao sábado até às 19h00.

Os preços das peças variam entre os 5 e os 120 euros.

 

Doçaria do Sul

Foto: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

 

Criada em Dezembro de 2021 com o objetivo de juntar a maior rede de produtos de doçaria do Algarve, aliando inovação e tradição, a Doçaria do Sul, em Silves, dá a conhecer alguns dos doces esquecidos da região.

Na loja de Alexandra Santos, que fica na Rua Dr. Francisco Vieira, e funciona de segunda-feira a sábado, das 10h00 às 19h00, e ao sábado, das 9h30 às 13h00, há ainda licores, vinhos, conversas e compotas.

A Doçaria do Sul disponibiliza ainda oficinas onde a amêndoa, figo ou alfarroba são os produtos de destaque.

 

Dreams by Vera Lameiras

 

Natural do Algarve, Vera Lameira inspirou-se na natureza da região para criar as suas peças de joalharia artesanal e outros acessórios em tecidos de seda e algodão.

Jacarandás, laranjeiras, amendoeiras e até o cavalo marinho da Ria Formosa dão hoje vida às peças de autor da artista.

As peças estão expostas na página de Facebook, através da qual também é possível fazer as encomendas.

 

TASA 

 

No TASA dá-se uma nova vida às artes tradicionais do Algarve, mantendo a sua utilidade e matriz cultural.

Este projeto, que começou a dar os primeiros passos em 2010, já juntou vários gerações, que, em conjunto, têm, ao longo de mais de uma década, criado peças únicas e inovadoras de artesanato.

Com a sustentabilidade em mente, o modo de elaboração de todas as peças é também o que distingue o TASA, sediado em Loulé.

A loja fica na Rua de Portugal, 35B.

 

La Brava 

 

Em plena pandemia começaram a ser moldadas as primeiras peças da La Brava. O que começou por ser um passatempo, tornou-se num negócio consolidado, com loja própria, em Faro.

Produzidas no Algarve, as peças, que vão desde as jarras às canecas, são inspiradas na região.

A loja da La Brava fica localizada na Praceta dos Ferroviários Edificio Riamar, Bloco 7, Loja 19, e é lá que também se realizam vários workshops de cerâmica.

 

Salmarim 

 

Para dar mais vida às refeições e inovar na culinária, a Salmarim viu na flor de sal colhida nas salinas de Castro Marim uma oportunidade de negócio única e inovadora.

Agora, é possível comprar Flor de sal em saleiro de cortiça e com Picante – Piri-piri,  limão, mediterrânica ou aromática.

As opções vão desde os 4,50 euros aos 20 e podem ser encomendadas através do site.

 

MMazurek 

 

Fotógrafa e artesã natural da Polónia, Martyna mudou-se para o Algarve em 2012 e apaixonou-se pelos azulejos e fachadas portuguesas, que servem atualmente de inspiração para os seus trabalhos.

Decorações natalícias, presépios, brincos ou tote bags: em todas as peças é possível encontrar um pouco do Algarve.

As peças da MMazurek podem ser encomendadas aqui ou através da página de Instagram, onde a artista vai partilhando o seu trabalho diário.

 

LikeCork

 

Tendo a cortiça como base, a LikeCork produz mobiliário e acessórios para casa inspiradas nas tradições portuguesas, com inovação e respeitando a natureza.

A marca, que tem como designer Sandra Louro, foi criada em 2012 e conta com dezenas de opções.

Dos candeeiros às cadeiras de equilíbrio, os preços variam entre os 30 e os 800 euros.

As peças podem ser encomendadas através do site.

 

Maria do Mar

 

Criada por Ana e Pedro Costa Franco, na mercearia Maria do Mar, comprar-se todo o tipo de conservas produzidas em Portugal, mesmo as de marcas que são, na sua maioria, para exportação.

Conservas de sardinha, cavala, atum, polvo, lulas, anchova, bacalhau, enguias, trutas, entre outros frutos do mar, alia, naquele espaço, na Rua Direita, em Portimão, há de tudo um pouco.

A loja funciona segunda a sábado, entre as 12h00 e as 17h00.

 

The Flower Bar

 

A The Flower Bar é mais um projeto que nasceu na pandemia, altura em que muitas pessoas se reinventaram.  Cristina Monteiro, até então médica dentista, encontrou nas flores uma paixão e começou a fazer arranjos e a comercializar cerâmicas.

O projeto correu tão bem que a empresária abriu um espaço físico para vender as peças. Depois de passar pelo MarShopping, as peças da The Flower Bar estão agora à venda na The Flower Bar & Coffee Shop, um café criado dentro do mesmo conceito.

A loja fica na Rua Ataide de Oliveira, em Faro.

 

Conserveira do Arade + Mercearia do Algarve

A Conserveira do Arade, a única fábrica de conservas a laborar em todo o Barlavento algarvio, produz as saborosas petiscadas Saboreal, bem como as conservas Papa-Anzóis, que são uma excelente ideia para oferecer neste Natal.

Para mais, porque a Conserveira do Arade faz uns cabazes de oferta muito bonitos, que até podem incluir outros produtos da região, graças à parceria com a Mercearia do Algarve, que agora funciona nas mesmas instalações (e também tem cabazes personalizados).

Fazem envios para todo o país e além fronteiras. Para Portugal, o transporte é gratuito a partir de compras no valor de 50 euros.

A fábrica (e loja) fica na Zona Industrial do Pateiro, Lote 8, 8400-651 Parchal.

Telefone: 916 141 249

 

1000olhos

A 1000olhos, criada pelo fotógrafo João Mariano, é «uma agência de comunicação que está sediada (enraizada) em Aljezur, na Costa Vicentina». Além da loja no Mercado de Aljezur, onde se pode comprar os livros editados pela 1000olhos (muitos da autoria do próprio João Mariano), t-shirts e outros merchandising ligado a Aljezur e à Costa Vicentina, agora há também a 1000olhos  Galeria&Livros, se pode «consultar e comprar os livros por nós desenhados e produzidos, bem como as nossas edições».

Pode também visitar-se a galeria e ver em permanência uma selecção de fotografias de João Mariano, disponíveis para venda em séries limitadas e numeradas. As visitas são por marcação através do email: [email protected]

Galeria 1000olhos
Rua João Dias Mendes, 51
8670-086 Aljezur

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub