No The Flower Bar & Coffee Shop, há panquecas de rosas e bowls de jasmim

Um espaço «leve», «com refeições saudáveis» e «onde as pessoas sintam que podem ser criativas» foi o que Cristina quis dar ao The Flower Bar & Coffee Shop

Panquecas de beterraba e rosas, outras de flor de laranjeira e spirulina, ou bowls de tofu com molho de jasmim são apenas exemplos do que se pode pedir no The Flower Bar & Coffee Shop, o novo espaço em Faro onde todo o menu é inspirado em flores. 

Cristina Monteiro tem 36 anos e até há cerca de ano e meio exercia a profissão de médica dentista, mas o espírito empreendedor, que foi crescendo juntamente com o do marido, Rui Sequeira, fê-la deixar essa profissão para se dedicar a tempo inteiro à vida de empresária.

Durante a pandemia, Cristina viu nas flores um «refúgio» para ultrapassar aquela fase difícil e começou a fazer arranjos.

Apesar de, em 2020, ainda trabalhar a tempo inteiro como dentista, Cristina ia ajudando o marido no restaurante Alameda, que, durante uns meses, teve de apostar no takeaway, tal como a maioria dos estabelecimentos deste setor.

Em Maio de 2020, decidiu, no âmbito do Dia da Mãe, embelezar os menus com ramos. «Arranjei as flores, sequei-as e depois fiz os arranjos propositadamente para aquele menu. As pessoas gostaram tanto que me começaram a pedir mais», conta ao Sul Informação.

 

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Os pedidos fizeram com que, em Junho de 2020, nascesse a The Flower Bar, apenas como página online, que permitia às pessoas fazer encomendas de ramos e de cerâmicas.

«As primeiras cerâmicas começaram por ser de revenda, mas agora são feitas por três artesãos do norte do país que trabalham para nós», explica, referindo que começou com as jarras, mas a marca já agrega outras peças.

Da página online, que hoje já tem quase 60 mil seguidores, a The Flower Bar viajou, no ano passado, para uma ilha no Mar Shopping Algarve que, rapidamente, também se tornou pequena.

«A dinâmica num shopping é sempre mais complexa. Tínhamos de repor o produto sempre no período noturno e a capacidade naquela ilha era muito limitada. Às vezes, tinha de ir lá duas vezes e aí comecei a pensar que tinha de abrir um espaço maior, mas que agregasse também uma das minhas outras paixões, a restauração».

Um espaço «leve», «com refeições saudáveis» e «onde as pessoas sintam que podem ser criativas» foi o que Cristina quis dar ao The Flower Bar & Coffee Shop, que abriu em Junho, na Rua Ataíde de Oliveira, em Faro.

 

 

Neste espaço, onde as pessoas podem ainda comprar os produtos da The Flower Bar e os biquínis da Cristina The Brand, há também espaço para que outras marcas possam expôr os seus produtos.

«Eu, mais do que ninguém, sei o quanto foi difícil chegar ao ponto de ter o meu próprio espaço e acredito que esta possa ser também uma montra de visibilidade para outras marcas artesanais portuguesas».

Nesta «loja viva», como Cristina lhe gosta de chamar, «tudo tem a alma das flores, que foi o mote para todo o projeto».

«Temos uma salada de inspiração nórdica com salmão e molho de rosas, uma salada portuguesa com molho de lavanda e frango, outra mais asiática que leva molho de jasmim. E depois temos também as panquecas, que também levam flores», realça.

O The Flower Bar & Coffee Shop funciona das 9h00 às 19h30.

Cristina, transmontana a viver em Faro há 11 anos, e Rui Sequeira, algarvio, são atualmente donos de quatro espaços de restauração em Faro: o Alameda, que abriu em 2019, o Monky, em 2021, o Karpa e, agora, o The Flower Bar & Coffee Shop, ambos nascidos em 2023.

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub