Câmara de Beja investe 60 mil euros em iluminações de Natal

As ornamentações alusivas à época natalícia “incidem sobre as principais zonas comerciais” da cidade

As iluminações de Natal na cidade de Beja em 2023 representam um investimento de 60 mil euros, valor idêntico ao que foi gasto no ano passado, revelou o presidente desta câmara municipal alentejana.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do Município de Beja, Paulo Arsénio (PS), indicou que, tal como em 2022, as ornamentações alusivas à época natalícia “incidem sobre as principais zonas comerciais” da cidade.

“Incidimos sobre as zonas maior pendor comercial e mantemos o investimento”, frisou o eleito alentejano.

As iluminações de Natal em Beja estão a funcionar desde o dia 1 deste mês e, igualmente à semelhança do no ano passado, vão manter-se até 6 de janeiro.

Em relação a 2022, a única diferença é mesmo o horário de funcionamento das iluminações, que este ano foi alargado para um total de oito horas, das 17h30 às 01h30.

“Decidimos ligar a iluminação um pouco mais cedo, pois foi um pedido que os comerciantes nos fizeram. Em dezembro, escurece um pouco mais cedo e os comerciantes consideraram que as 18h00 era um pouco tarde”, justificou Paulo Arsénio.

A par da iluminação festiva, a câmara municipal promove, até ao dia 6 de janeiro, a iniciativa “É Natal em Beja”, para promover e dinamizar o comércio local, divulgou a autarquia, em comunicado.

Animação de rua, música, estátuas vivas, a Casa do Pai Natal, teatro e artes circenses, ioga para bebés e crianças e jogos tradicionais são algumas das atividades.

Um dos destaques da iniciativa é o tradicional Mercado de Natal, que arrancou hoje e decorre até domingo, com mais de 70 artesãos e comerciantes.

Com o objetivo de “promover o comércio e os produtores locais”, o mercado inclui artesanato, produtos agroalimentares, cosmética natural, ilustração, ações de solidariedade, livros e outras atrações.

O programa do “É Natal em Beja”, que se estende também às freguesias rurais, contempla igualmente oficinas e exposições, bolo-rei gigante, atividades desportivas e prémios para quem faça compras no comércio tradicional, entre outras ações.

“À semelhança de outros anos, serão realizados um concurso de montras e um concurso de fotografia que regista os melhores ângulos do centro histórico” de Beja, ‘engalanado’ com a iluminação alusiva à época festiva, acrescentou o município.

Quanto às iluminações de Natal nas outras capitais de distrito do Alentejo, a Câmara de Évora já revelou à Lusa ter investido cerca de 30 mil euros, um valor idêntico ao que foi gasto no ano passado.

Quanto a Portalegre, questionada pela Lusa em relação ao valor deste ano, fonte da respetiva câmara municipal limitou-se a indicar que foram investidos “cerca de quatro mil euros”.

A mesma fonte não indicou o valor que foi investido pela autarquia em 2022, apenas indicando que este ano o investimento é inferior.

 



Comentários

pub