Arlindo Homem ganha 1º Prémio do Concurso de Fotografia “Património Mundial em Portugal”

Júri privilegiou a originalidade da abordagem ao tema, a qualidade técnica e o valor estético da fotografia

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) congratulou-se por Arlindo Homem, fotógrafo oficial deste organismo, ter sido o vencedor da 1ª edição do Concurso de Fotografia “Património Mundial em Portugal”.

A cerimónia de entrega do Prémio decorreu na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra – o espaço retratado na imagem distinguida – ontem de manhã.

Este concurso foi lançado em 2023 pela Rede do Património Mundial de Portugal / Comissão Nacional da UNESCO com o objetivo de “valorizar, promover e divulgar o património mundial de Portugal”. De um total de 698 fotografias submetidas, 244 foram consideradas elegíveis.

Na sua apreciação final o júri privilegiou, nomeadamente, a originalidade da abordagem ao tema, a qualidade técnica e o valor estético da fotografia.

O jùrio atribuiu um Prémio e duas menções honrosas:
• Fotografia vencedora: Biblioteca do Palácio Nacional da Mafra, de Arlindo Homem
• Menção honrosa: Douro de ouro – Alto Douro Vinhateiro, de João Galamba de Oliveira
• Menção honrosa: A escada – Convento de Cristo em Tomar, de António Tedim

Natural do concelho de Vila Nova da Barquinha, Arlindo Homem integra o quadro de pessoal da DGPC desde 2018. Fotógrafo profissional há duas décadas, em 2022 foi homenageado pela Câmara Municipal da sua terra natal, que lhe concedeu a Medalha de Mérito Cultural em reconhecimento pela sua longa e versátil carreira, materializada em imagens publicadas em Portugal e no estrangeiro.

Em 2018, algumas das suas fotografias foram reunidas na exposição “Futebol, Fátima, Fado e… Facebook”, comissariada por João Nuno Reis e que tem vindo a percorrer o país.

Arlindo Homem é também um amigo do Sul Informação, ao qual já tem fornecido fotografias, nomeadamente sobre a Fortaleza de Sagres ou o Presidente da República.

Comentários

pub