Uniões de Freguesias de Faro e de Aveiro já estão geminadas

Faro e Aveiro partilham características comuns, como uma ria e uma universidade

A União das Freguesias de Faro e a União das Freguesias de Glória e Vera Cruz (concelho de Aveiro) estão unidas por um protocolo de geminação, assinado na semana passada.

Segundo a autarquia farense, «espera-se que esta geminação possa vir a ser uma mais-valia para ambas as freguesias».

As prioridades são a « promoção e a valorização da Ria de Aveiro e da Ria Formosa», bem como o «desenvolvimento de relações mútuas e intercâmbios nas vertentes sociais, económicas, desportivas e culturais», e ainda a «promoção da história, da identidade e da tradição, como instrumentos de reforço da coesão social e territorial».

De acordo com Bruno Lage, presidente da União das Freguesias de Faro, «ambas as cidades são capitais de distrito, ambas têm uma convivência muito próxima com as suas rias e, para além disso, ambas têm uma universidade onde a comunidade académica tem uma forte influência na dinâmica, na economia e na cultura das nossas freguesias».

Segundo este autarca, «com a presente geminação será ainda incrementado o intercâmbio de conhecimentos e experiências de trabalho junto da comunidade, visando conhecer os modelos aplicados em cada freguesia, de modo a conhecer e explorar os pontos que cada uma das entidades julgue de interesse para melhor servir a causa pública».

A União de Freguesias de Faro considera que «esta geminação vai ser seguramente uma oportunidade interessante de partilhar cultura, conhecimento e até economia e estamos certos que vai servir para aproximar dois pontos distintos do país, com identidades próprias, mas ligados por vários pontos comuns permitindo um intercâmbio de experiências e costumes, fomentando uma relação de proximidade e amizade que se pretende que seja profícua e intensificada».

Esta é a terceira geminação celebrada pela União das Freguesias de Faro, que se junta a Chaves, em 2018, e à Sertã, em 2019.

 



Comentários

pub