Um fim de semana à descoberta da arquitetura modernista de Faro

A iniciativa quer refletir sobre a preservação do património modernista existente no território e exaltá-lo através de obras de artistas internacionais

Casa Gago

Uma conferência que pretende discutir o legado do arquiteto Manuel Gomes da Costa e visitas guiadas a vários edifícios modernistas. A 2ª edição do The Modernist Weekend acontece de 9 a 12 de Novembro, em Faro. 

A iniciativa quer refletir sobre a preservação do património modernista existente no território e exaltá-lo através de obras de artistas internacionais.

Assim, Richard Walker, Sander Patelski e Michel Figuet assinam a mostra “Explorações Modernistas”, que será inaugurada a 9 de Novembro, na Fábrica da Cerveja, com entrada gratuita.

O pintor inglês Richard Walker, que já se tinha juntado à primeira edição do The Modernist Weekend, integra a coletiva, com peças criadas para o evento de inspiração modernista e desenhou também dois tours temáticos. Com uma vasta obra em colecções públicas e privadas, já expôs no Reino Unido, Alemanha, Itália, França e Estados Unidos da América. Atualmente, vive entre Londres e Faro.

Já o designer gráfico e artista digital Sander Patelski, de Amesterdão, tem uma obra que ganhou vida durante a pandemia de Covid-19 e que vai beber inspiração, sobretudo, ao estilo modernista.

Junta-se a eles, o fotógrafo Michel Figuet, que vive entre Paris e Bruxelas, um entusiasta do preto e branco e cofundador do laboratório Imaginoir.

No dia 10, às 17h00, realiza-se a conferência “Património Modernista: passado ou presente?”, na Fábrica da Cerveja. O painel é constituído por Carlos Oliveira Santos, doutorado pela Universidade Nova de Lisboa e ex-professor na Faculdade de Arquitetura, pioneiro na área do marketing social em Portugal, e Adam Stech, especialista e investigador em design e arquitetura modernista e curador do criativo OKOLO Architecture, de Praga, na República Checa.

 

 

 

 

A fechar o painel, junta-se a jornalista Stacy Suaya, colaboradora de publicações como Los Angeles Times, New York Times T Magazine, Wallpaper, Architectural Digest, sobre viagens, arte, design e arquitetura.

De resto, entre sexta-feira e domingo, haverá visitas guiadas para conhecer as influências da Bauhaus na arquitetura de Manuel Gomes da Costa (1921-2016), que se podem encontrar na cidade de Faro.

Entre os locais a visitar, destacam-se a Casa Gago. Edificada em 1955, foi uma encomenda de Alfredo Gago Rosa, um emigrante que fez fortuna na Venezuela, que ao regressar à sua cidade natal quis construir uma casa inovadora nos materiais, moderna na forma e na relação entre o interior e exterior.

The Modernist Weekend passa também pela Casa 1923, caso único de Arte Nova com elementos decorativos Art Déco, em Faro, recuperada pela PAr – Plataforma de Arquitectura, em 2022, e aberta ao público como unidade de alojamento local, este Verão.

A antecipar a abertura ao público da Alto House, as visitas guiadas permitem conhecer o edifício projetado por Gomes da Costa, em 1964, para um hotel com 15 quartos, ampliado, posteriormente, na década de 80 do século XX e que, agora, volta a ser atualizado, mas mantendo os traços distintos do desenho original.

As visitas e os passeios estão limitados a 25 participantes e é necessária inscrição prévia.

 

 

Hotel Aeromar

 

 

As Open Houses custam 10 euros e têm a duração de 30 a 45 minutos; os walking tours, duram entre 1h30 a 2h00 e custam 20 euros por pessoa.

A fechar a programação da 2ª edição, haverá, no dia 12, o Hotel Aeromar 70’s Dinner & Party. O edifício modernista praticamente intacto, na Praia de Faro, convida a uma viagem à década de 70, do século passado.

O jantar será antecedido por uma leitura de Adam Stech e custa 35 euros por pessoa.

Angélique e Christophe de Oliveira (Angie e Chris), co-organizadores do programa The Modernist Weekend a par do Município de Faro, vivem no Algarve desde 2018 e são proprietários do The Modernist, na Rua Dom Francisco Gomes, obra de Joel Santana, de 1977.

A programação completa está aqui. 

 



Comentários

pub