Festival de órgão promove concertos e visitas em Tavira

Este fim de semana há concertos em Portimão, Boliqueime e Faro

Visitas guiadas ao interior dos órgãos de igrejas de Tavira e três concertos são as sugestões do Festival Internacional de Órgão para este concelho, nos dias 16, 17, 24 e 26 de Novembro.

O evento, que teve início a 3 de Novembro, vai ter hoje dois concertos, em Portimão e Boliqueime. Amanhã, sábado, e no domingo, há concertos em Faro, o segundo dos quais uma novidade da programação do festival, a ter lugar no Teatro das Figuras.

Em Tavira, no dia 16, uma quinta-feira, será promovida uma visita acompanhada ao interior dos órgãos das Igrejas da Misericórdia, Santiago e Carmo.

No dia 17, às 21h00, Nuno Mendes (violino barroco) e Pedro Massarrão (violoncelo barroco) juntam-se ao organista Sérgio Silva, na Igreja da Misericórdia.

Sérgio Silva, mestre em Música pela Universidade de Évora, estudou órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa. Como concertista, apresenta-se, regularmente, tanto a solo como integrado em diversos agrupamentos nacionais de prestígio. Participou em diversas gravações discográficas como solista e integrado em agrupamentos. Atualmente, é professor de órgão no Instituto Gregoriano de Lisboa e organista titular da Basílica da Estrela e da Igreja de São Nicolau (Lisboa).

Nuno Mendes dedica-se, exclusivamente, à interpretação da música antiga. Licenciado pela Escola Superior de Música da Catalunha e Mestre pela Universidade Autónoma de Barcelona. Concertino de diferentes orquestras, integra também com regularidade vários agrupamentos barrocos nacionais e internacionais. Gravou mais de 15 CDs (Glossa, Brilliant, La Mà de Guido, Naxos) e apresenta-se nos mais importantes festivais de música antiga europeus.

Pedro Massarrão completou os seus primeiros estudos de violoncelo, na Escola de Música do Conservatório Nacional. Prossegue os seus estudos na Escola Superior de Música de Lisboa e na Codarts Hogeschool voor de Kunsten, onde concluiu o mestrado. Na área da música de câmara, tem colaborado com prestigiados agrupamentos, tendo-se apresentado nas mais importantes salas e festivais do país. Integrou o agrupamento laureado no Prémio Jovens Músicos, em 2017.

No dia 24, às 21h00, a Igreja de Santiago acolhe o concerto de Samuel Pinto.

Samuel Pinto frequentou o curso geral da Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos, no Porto, e o 8º grau de Piano e Formação Musical, na Fundação Conservatório Regional de Gaia. Frequentou os cursos de Música Sacra Católica e Órgão Pedagogia em Regensburg, Alemanha. Concluiu, ainda, o mestrado em Órgão Performance, na mesma escola. Posteriormente, concluiu o mestrado em ensino de música – variante órgão na Escola Superior de Música de Lisboa. Mantém uma atividade concertística regular, colaborando, igualmente, com várias paróquias e comunidades das Dioceses de Porto e Braga.

No dia 26, às 18h00, a Igreja de Santiago acolhe o concerto de encerramento do festival, protagonizado por Maurice Clement e pelo Coro Jubilate Deo.

O premiado organista Maurice Clement é professor de órgão, no Conservatoire de Musique du Nord, no Luxemburgo e orienta as aulas de improvisação desta instituição. Atualmente, organista residente na Filarmónica do Luxemburgo, é convidado, frequentemente, como solista para festivais internacionais. Gravou para as editoras Aeolus, Etcetera, Minuit regards, Perfect Noise.

O Coro Jubilate Deo, criado em 2011, insere-se na Associação Multiplicar Silêncios, tendo como objetivo promover a arte musical. Atua sob a direção da Maestrina Daniela Rodrigues e colabora com outros grupos corais, bandas e pianistas em algumas das suas atuações. Este é constituído maioritariamente por jovens de Tavira.

 



Comentários

pub