Festival de Órgão regressa com 14 concertos, masterclasses e fotografia

Festival Internacional de Órgão do Algarve decorre de 3 a 26 de Novembro

Mais de uma dezena de concertos, masterclasses, uma visita ao interior dos órgãos e um concurso de fotografia compõem a 16.ª edição do Festival Internacional de Órgão do Algarve, que vai passar por Faro, Portimão, Loulé, Boliqueime e Tavira, entre os dias 3 e 26 de Novembro. 

O festival, organizado pela Associação Música XXI, apresenta propostas de órgão a solo, de música coral, de câmara (com saxofone, canto, harpa e oboé barrocos e violino e violoncelo barrocos), de órgão positivo com orquestra e concertos com improvisações sobre temas musicais.

Apesar de o programa deste ano trazer algumas novidades – como os concertos de música improvisada e o transporte do órgão positivo para o Teatro das Figuras, Patrícia Neto Martins, da Associação Música XXI, refere que o festival mantém «uma linha de continuidade importante».

«Continuamos com o concerto pedagógico, que, no ano passado, juntou 300 crianças na Sé de Faro, e foi um momento importante porque fez os mais novos contactar com instrumentos e conhecer a grande história do órgão da Sé. Além disso, as masterclasses também vão continuar, trazendo alguma aproximação aos espaços formais de ensino, com uma visita aos órgãos», conta Patrícia Neto Martins.

Para a organizadora do programa, é também importante dar a conhecer estes instrumentos, «que estão num sítio privilegiado e eles próprios, em si, constituem, um valor patrimonial, no caso do órgão da Sé, um tesouro».

 

Patrícia Neto Martins, da Música XXI. Foto: Mariana Carriço | Sul Informação (arquivo)

 

Para esta edição, foram convidados os organistas Filipe Veríssimo, Daniel Nunes, Pedro Monteiro, André Ferreira, Sérgio Silva, Samuel Pinto e Maurice Clement.

A programação conta ainda com a participação do Coral Adágio, do Coro Cantate Domino, do Coro Jubilate Deo, de Rui Piques (saxofone), da Orquestra do Algarve, do Ensemble 258, de Nuno Mendes (violino), de Pedro Massarrão (violoncelo) e dos alunos e convidados da Escola de Órgão da Sé de Faro.

Os primeiros concertos estão marcados para o dia 3 de Novembro, às 21h00, na Igreja Matriz Portimão, com Filipe Veríssimo e Coral Adágio, e para o dia 4, às 21h00, na Igreja da Sé, em Faro, com Filipe Veríssimo e Coro Cantate Domino.

Para o dia 10 de Novembro, estão agendados dois concertos: um na Igreja Matriz de Portimão, às 21h00, com Daniel Nunes e Rui Piques (saxofone) e outro na Igreja Paroquial de Boliqueime, às 21h00, com Pedro Monteiro.

No dia 11, às 11h00, a Igreja do Carmo, em Faro, recebe Daniel Nunes e Rui Piques (saxofone) e, no dia 12, às 18h00, é Pedro Monteiro e a Orquestra do Algarve quem atua no Teatro das Figuras, Faro.

Esta é uma das grandes novidades do programa, em que, de acordo com Patrícia Neto Martins, pela primeira vez, o órgão é «levado para fora de portas».

A 17 de Novembro, os concertos são na Igreja Paroquial de Boliqueime, com André Ferreira e Ensemble 258, e na Igreja da Misericórdia de Tavira, com Sérgio Silva, Nuno Mendes (violino), Pedro Massarrão (violoncelo), ambos às 21h00.

 

 

No dia 18, a Igreja do Carmo, em Faro, recebe, às 21h00, André Ferreira e a Ensemble 258, e no dia 19, às 18h00, Sérgio Silva (com órgão positivo), Nuno Mendes (violino) e Pedro Massarrão (violoncelo) são quem dá música.

Segue-se, no dia 24, concerto com Samuel Pinto, na Igreja de Santiago, em Tavira, às 21h00, no dia 25 há concerto com Maurice Clement, na Igreja da Sé, em Faro, às 21h00, e no dia 26, na Igreja de Santiago, em Tavira, às 18h00, sobre a “palco” Maurice Clement e Coro Jubilate Deo.

Os concertos extra estão marcados para os dias 4 de Novembro, na Igreja Matriz Portimão, entre as 10h00 e as 13h00, com Masterclasse de Filipe Veríssimo. A 16, na Igreja da Sé de Faro, entre as 10h00 e as 13h00, há concerto pedagógico para crianças, com André Ferreira, e nas Igrejas da Misericórdia, Santiago e Carmo, em Tavira, às 18h00, há visita acompanhada aos órgãos.

No dia 18, a Igreja Paroquial de Boliqueime recebe a Masterclasse de André Ferreira, entre as 10h00 e as 13h00, e no Conservatório de Música de Loulé-FR, à mesma hora, decorre a Masterclasse de canto com Teresa Duarte.

Por fim, a 19 de Novembro, a Igreja da Sé de Faro recebe o concerto de alunos e convidados da Escola de Órgão da Sé, às 15h00, e a 25 decorrem, no mesmo local, às 21h00, o anúncio dos premiados do concurso de fotografia.

 

Concerto com Órgão Positivo na Matriz de Loulé. Foto: Mariana Carriço | Sul Informação (arquivo)

 

No ano em que o Festival chega à sua 16ª edição, Patrícia Neto Martins faz um balanço muito positivo daquela que tem sido a sua história.

«Nós começámos só na Sé de Faro, depois estendemos para o Carmo, e fomos estabelecendo contactos e parcerias. Tem havido uma linha de continuidade e confiança na relação entre as instituições, entre a nossa associação e entre os organismos públicos que nos apoiam», diz a responsável, reforçando que, ao longo dos anos, houve também vários apoios privados.

Em 2016, por incentivo do mestre organeiro Dinarte Machado, foram estabelecidos contactos com Portimão, Tavira e Loulé e estes concelhos passaram a receber também concertos.

Depois de ultrapassado o período pandémico, em que tiveram de fazer uma versão mais reduzida do festival, a adesão tem sido enorme tendo juntado no ano passado mais de 5 mil pessoas nos eventos presenciais.

«Este evento acaba por ser também uma marca na programação regional e o que é certo é que, com bastante antecedência, temos sempre alguns e-mails na nossa caixa de correio de pessoas que querem confirmar se o festival se mantem para o mês de Novembro porque há quem venha para cá nessa altura para poder assistir aos concertos», remata Patrícia Neto Martins.

Os concertos nas igrejas são de entrada livre e não carecem de reserva prévia. Já as masterclasses devem ser agendadas e custam 5 euros.

As inscrições para Portimão podem ser feitas através dos contactos 282 426 290, 966 642 279, e e-mail [email protected]. Para Loulé é através do número 916 782 780 ou e-mail [email protected]

O Festival de Órgão do Algarve deste ano conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, da agência Kultur LX, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM e com o parceiro de alojamento Hotel Faro. Conta ainda com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro e das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira.

 

 

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub