Festival de Órgão segue com quatro concertos em Portimão, Boliqueime e Faro

Os concertos nas igrejas são de entrada livre (gratuita) e não carecem de reserva prévia

O Festival de Órgão do Algarve vai ter quatro concertos, de sexta-feira a domingo, 10 a 12 de Novembro, em Portimão, Boliqueime e Faro. 

Logo na sexta-feira, o Festival desdobra-se entre Portimão e Boliqueime.

Para a Igreja Matriz de Portimão, foram convidados o organista Daniel Nunes e o saxofonista Rui Piques, que apresentarão obras de Stanley, Brahms, Piazzolla, Scott, Guerreiro, Ellington e Vangelis. Daniel Nunes frequentou a licenciatura em Órgão na Escola Superior de Música de Lisboa e no Conservatório Real de Haia, na Holanda.

Terminou o mestrado em performance no Conservatório de Amesterdão. Rui Piques teve a sua formação no Conservatório Regional de Ponta Delgada e na Escola Profissional de Música de Espinho. É licenciado em Saxofone pela Universidade de Aveiro.

Na Igreja Paroquial de Boliqueime, a oferta inclui um programa de concerto pelo organista Pedro Monteiro, doutorado em Teoria e Análise Musical, pela Universidade Católica Portuguesa.

Licenciado em Música Sacra (Direção de Coro e Órgão) pela Escola das Artes da UCP-Porto. Mestrado em Musicologia pela Universidade de Valladolid e frequentou estudos pós-graduados em Órgão – diploma de concerto – na Escola Superior de Música Sacra de Regensburg. O programa inclui música ibérica, com Tientos, Consonâncias, Ensaladas, Canções, Xácaras e Batalhas.

No sábado, 11 de Novembro, o organista Daniel Nunes e o saxofonista Rui Piques rumam à Igreja do Carmo em Faro com um novo programa, que atravessa a música antiga e a música moderna, destacando-se obras de Eugene Bozza e Carlos Paredes.

No domingo, dia 12, às 18h00, a atenção recai sobre Pedro Monteiro e a Orquestra do Algarve, que apresentarão no Teatro das Figuras (Faro) concertos de G.F. Haendel para órgão, sinfonias de Carlos Seixas e de W.F. Bach e cantatas de J.S. Bach. Será utilizado um órgão positivo, gentilmente cedido pela Sé de Santarém.

Os concertos nas igrejas são de entrada livre (gratuita) e não carecem de reserva prévia. Já o espetáculo no Teatro das Figuras custa 10 euros.

O Festival de Órgão do Algarve 2023 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve, dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, da agência luxemburguesa Kultur LX, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve, com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e RUA FM e com o parceiro de alojamento Hotel Faro.

Conta ainda com a parceria da Diocese do Algarve, do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro, das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Santa Casa da Misericórdia de Tavira.

 

 

Concertos:

10 de Novembro | Igreja Matriz de Portimão | 21h – Daniel Moura Nunes e Rui Piques (saxofone)

10 de Novembro | Igreja Paroquial de Boliqueime | 21h – Pedro Monteiro

11 de Novembro | Igreja do Carmo (Faro) | 21h – Daniel Moura Nunes e Rui Piques (saxofone)

12 de Novembro | Teatro das Figuras (Faro) | 18h – Pedro Monteiro e Orquestra Algarve [bilhete 10€]

Comentários

pub