Faro vai ter uma escola nova e três requalificadas até 2026 

Duas das requalificações serão financiadas pelo Governo, as restantes obras serão pagas na totalidade pela Câmara de Faro

Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

O concelho de Faro vai ter, até 2026, três escolas requalificadas – a EB 2,3 Afonso III, a Neves Júnior e o edifício escolar e infantário que integram a EB1 de Estoi – e uma nova escola, a EB1/Jardim de Infância, que vai nascer no recinto da Afonso III, na própria cidade.

Trata-se de um investimento total de mais de 17 milhões de euros, sendo a construção da EB1 e Jardim de Infância Afonso III e a requalificação do edifício escolar e infantário da EB1 de Estoi totalmente financiados pelo Município de Faro.

Já as requalificações das Escolas EB 2,3 Neves Júnior e Afonso III serão inseridas no PRR e financiadas pelo Governo.

«Já fizemos candidatura e aguardamos que assinem o contrato connosco. Estamos à espera do financiamento e, quando o tivermos, vamos precisar de três anos: um ano para o concurso, para lançarmos a empreitada e o visto de Tribunal de Contas, e depois cerca de dois anos para a obra de requalificação», explicou Rogério Bacalhau, durante a visita às instalações escolares, que decorreu no âmbito da iniciativa “Faro Positivo”, no passado dia 31 de Outubro.

Assim, neste momento, a requalificação mais avançada é a da escola de Estoi.

«Vamos assinar o contrato dentro de 15 dias e a nossa perspectiva é que, até Janeiro, se possa iniciar a obra. Temos ainda de montar um sistema para transferir aqueles alunos para a EB 2,3 e estamos a tratar disso e a fazer concursos para a aquisição e aluguer de contentores para pôr nessa escola», revelou o autarca farense.

«Destas obras todas, a que pode ir mais além terminará em 2026», continuou.

A EB 1/Jardim de Infância Afonso III nascerá no recinto da EB 2,3, junto à Estrada da Senhora da Saúde, com a qual se estabelecerá um acesso direto, sendo para tal definido um polígono regular com 4180 metros quadrados.

O contrato de empreitada para esta obra já foi assinado, no Dia do Município, a 7 de Setembro, e aguarda-se agora o visto do Tribunal de Contas.

O equipamento irá funcionar de forma autónoma, com atividades educativas para uma faixa etária entre os 3 e 10 anos, sendo criadas oito salas de atividades para o ensino básico (dos 6 aos 10 anos) e três salas para a Educação Pré-escolar. Nestas instalações, haverá ainda uma biblioteca e uma sala polivalente.

 

Escola EB 2,3 Neves Júnior – Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

«Nós ainda não temos rotura do primeiro ciclo, mas é expectável que, no próximo ano, venhamos a precisar de criar mais salas e é provável que daqui a dois ou três anos fosse mesmo necessário criar esta escola. Este espaço é o único disponível e com dimensão para fazer um equipamento destes, e, mesmo assim, fica com muito espaço exterior», explicou o autarca farense.

Quando a escola nova estiver pronta, a ideia é «, no primeiro ano, não trazer novos alunos para aqui, para que possamos transferir todos os alunos da Escola do Carmo e entrarmos em obras de requalificação na do Carmo», esclareceu Rogério Bacalhau.

Já a requalificação da EB 2,3 Afonso III servirá para «dotar o edifício de condições de mobilidade e acessibilidade, conforto térmico, acústico e dignidade de funcionamento», com intervenções no interior e exterior.

Também a requalificação da EB 2,3 Neves Júnior decorrerá em todo o espaço escolar, sendo proposta uma intervenção nos pavimentos, compartimentação, eliminação de barreiras arquitetónicas, introdução de equipamentos e sistemas de transporte de pessoas e cargas e criação de instalações sanitárias para pessoas com mobilidade condicionada.

 

Escola EB 2,3 Neves Júnior – Foto: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Além disso, será melhorado o conforto acústico, os sistemas elétricos e de segurança. Na zona exterior, haverá uma melhoria dos elementos paisagísticos com o objetivo de dotar o espaço de «valências adequadas à sua utilização pelas diferentes faixas etárias da população escolar». Será também criado um bloco de balneários no campo de futebol e um novo auditório e sala de música.

Para o  Rogério Bacalhau, «este conjunto de projetos a concretizar ao longo dos próximos anos permitem a renovação e requalificação de alguns dos mais importantes estabelecimentos de ensino do concelho, alguns dos quais necessitavam há muito de intervenções, não só aumentando a capacidade de resposta destas escolas mas acima de tudo garantindo uma melhoria significativa das condições de aprendizagem e conforto para a nossa comunidade escolar».

As novidades foram anunciadas durante a iniciativa deste ano do “Faro Positivo”, que contemplou também uma visita à obra da nova Ponte da Praia de Faro e ao Canil e Loteamento industrial do Guelhim, um terreno inserido no contexto rural, com uma área de mais de 87 mil metros quadrados e onde poderão, em breve, funcionar vários negócios.

Investimentos:
Construção da EB 1/ Jardim de Infância Afonso III >> 3.119.900 euros mais IVA
Requalificação da Escola EB 2,3 Afonso III >> 5.872.190,67 euros mais IVA
Requalificação da Escola EB 2,3 Neves Junior >> 6.970.000 euros mais IVA
Requalificação do Edifício Escolar e Infantário que integram a EB 1 Estoi >> 360 mil euros mais IVA

 

Fotos: Mariana Carriço | Sul Informação

 

Leia mais um pouco!
 
Uma região forte precisa de uma imprensa forte e, nos dias que correm, a imprensa depende dos seus leitores. Disponibilizamos todos os conteúdos do Sul Infomação gratuitamente, porque acreditamos que não é com barreiras que se aproxima o público do jornalismo responsável e de qualidade. Por isso, o seu contributo é essencial.  
Contribua aqui!



Comentários

pub